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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
INFORMAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES EM MEIO ESCOLAR EM VIGIA DE NAZARÉ/PA | ||
Luiz Marconi Fortes Magalhães 3 (marconi@amazon.com.br), Waldelice Maria da Rocha Sedovin 3, Mineli Balbiani Magalhães Noronha 2, Rosanira Furtado de Lima 3 e Sônia Maria Sousa de Sousa 3 | ||
(1. Universidade Federal do Pará - UFPA; 2. Universidade da Amazônia - UNAMA; 3. Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, GEPEA - UFPA) | ||
INTRODUÇÃO:
A orientação sexual em meio escolar, particularmente no ensino de ciências é importante no desenvolvimento curricular nos dias de hoje. A escola moderna como um espaço coletivo é oportuno para a detecção da carência de informação e da falta de educação entre as alunas e os alunos, quando é evidenciado caso de gravidez em idade precoce e doenças sexualmente transmissíveis entre essas e esses adolescentes. Um outro exemplo é o quadro de problemas em relação a importância da informação sexual, comuns todos os dias, que são apresentados nos meios de comunicação de massa em nosso país. Diante deste cenário, é papel da educação escolar, sem esquecer de atribuir o papel da família, trabalhar uma forma de informação sexual para a adolescente e o adolescente na sociedade brasileira. O presente trabalho visou identificar a noção de adolescência, sexo e sexualidade em adolescentes escolares para subsidiar a elaboração de uma proposta de orientação sexual para o GEPEA desenvolver em meio escolar. |
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METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Kennedy, localizada no município de Vigia de Nazaré, no Estado do Pará, nos meses de novembro e dezembro de 2003. Os dados do estudo foram coletados através de um questionário contendo questões abertas. Este instrumento de coleta de dados foi aplicado em 60 estudantes (alunas e alunos), na faixa etária de 12 a 17 anos, das 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, do turno da tarde, e se pautou nas seguintes indagações: 1ª) a definição de adolescência; 2ª) o significado de sexo e de sexualidade e 3ª) assunto preferido para a informação sobre sexo e sexualidade na adolescência. |
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RESULTADOS:
Os principais resultados deste estudo mostraram que: 1ª) adolescência para os sujeitos do estudo (36,5%) é a fase que o(a) jovem amadurece para a vida; 2ª) as alunas e os alunos (um total de 46,3%) definiram sexo como um momento de prazer, e 48,6% deles confessaram não saber definir o que é sexualidade; 3ª) quanto ao assunto preferido os resultados mostraram que: a) 49,8% do(a)s estudantes querem obter todo tipo de informação sobre sexo; b) 42,4% responderam que desejam obter todas as informações possíveis sobre sexualidade e c) 36,95% disseram que querem obter todas as informações possíveis sobre sexo e sexualidade. |
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CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que grande parte das alunas e dos alunos adolescentes das 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Kennedy, desconhecem a definição de adolescência e o verdadeiro significado de sexo e de sexualidade. Os resultados revelaram também que as concepções das alunas e dos alunos são superficiais em relação ao conhecimento acumulado delas e deles, fazendo com que elas e eles expressassem anseios e necessidades para compreender melhor assuntos sobre sexo e sexualidade. Finalmente, este estudo revelou que é necessário um trabalho educativo curricular sistemático para possibilitar a socialização de informações para discussão, esclarecimentos e reflexões sobre aspectos ligados a sexualidade de jovens (alunas e alunos) em meio escolar. |
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Palavras-chave: Sexo e sexualidade; adolescência; informação sexual. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |