IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
A INTRANET COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO DO SISTEMA FIEC
José Carlito de Oliveira Junior 1 (jcjunior@sfiec.org.br), Marcus Vinícius de Oliveira Brasil 1 e André Moura Xavier 1
(1. Depto. de Administração de Empresas, Faculdade Christus - FC)
INTRODUÇÃO:
A Tecnologia da Informação (TI) é percebida nas empresas através de variadas ferramentas, tais como: Internet, Extranet e Intranet, dentre outras. Essas ferramentas inovadoras advindas da TI, têm estimulado instituições no vislumbre às novas perspectivas da produção do conhecimento, tornando a informação o alicerce do processo de conhecer, permitindo maior interação entre as pessoas que constituem as empresas. Mas, sobretudo, contribuindo para a efetividade no processo de gestão organizacional.
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará, composto por Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) e FIEC Instituto de Responsabilidade Social (FIRESO). Toda estrutura adota a missão de apoiar o desenvolvimento do setor industrial do Ceará, tornando-o competitivo, por meio dos conhecimentos científico, tecnológico e socioeconômico, da qualificação de talento, e da modernização sindical, buscando a excelência, o fortalecimento da economia regional e a liderança político-institucional, através de parcerias com entidades públicas e privadas.
Então, o presente trabalho tem como objetivo identificar de que forma a Intranet pode ser ou é utilizada como ferramenta na Gestão do Conhecimento do Sistema FIEC e, assim, implementou-se uma pesquisa descritiva, no sentido de identificar a interatividade, difusão da estrutura da empresa, e a existência de um sistema de inserção de informação para tomada de decisões eficazes.
METODOLOGIA:
Como estudo para o desenvolvimento do trabalho proposto junto ao SISTEMA FIEC, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo descritiva. Para o delineamento da pesquisa, adotou-se um estudo de caso, que “caracteriza-se pela análise em profundidade de um objeto ou um grupo de objetos, que podem ser indivíduos ou organizações” (Acevedo & Nohara, 2004). Já para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário eletrônico desenvolvido com tecnologia ASP, remetendo as respostas imediatamente para uma caixa de mensagem. No processo de tabulação dos dados coletados, aplicou-se no software Excel, que permitiu a visualização dos números convertidos em porcentagem. A pesquisa teve caráter censitário, pois foi aplicada aos funcionários do prédio Casa da Indústria, contando com mais de 200 colaboradores que utilizam a intranet, e deste total, 85% responderam o instrumento, representando 35,5% do universo.
RESULTADOS:
Uma constatação inicial é que, embora para esta pesquisa o número de respondentes permita fazer algumas considerações conclusivas, percebe-se que 43% dos funcionários não responderam o instrumento, o qual foi aplicado tendo a intranet como interface, e isto já pode significar uma menor utilização do potencial que a intranet tem a oferecer. Na pesquisa, aplicada aos funcionários do Sistema FIEC, 57% dos respondentes consideram interativa a Intranet do SFIEC, por outro lado, 46% entendem como regular o conteúdo disponibilizado, tanto que 64% afirmam que a Intranet do Sistema ainda não possui dados suficientes para substituir o uso constante de telefones e deslocamento geográfico. Em muitos casos pode gerar retrabalho, pois não são raras as situações em que as pessoas enviam um e-mail ou um fax, e fazem uso do telefone para confirmar recebimento, podendo acarretar maior utilização de recursos. Assim, 57% afirmam que há informações importantes no ambiente da intranet, mas que na percepção de 51% dos respondentes, a ordenação é regular. Por fim, 59 % dos pesquisados informaram que a intranet estimula e oferece possibilidades para o compartilhamento de informação e conhecimento.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, denota-se que a Intranet é uma ferramenta que possibilita rapidez na execução de tarefas e tomada de decisões do Sistema FIEC. Depreende-se, ainda, que os funcionários percebem a necessidade de interagir e compartilhar informações para o crescimento do Sistema. Entretanto, é possível afirmar que a intranet pode e deve ser explorada como ferramenta tanto para geração do conhecimento como para construção de diferencial competitivo. Os resultados da pesquisa mostram, por exemplo, que 51% dos usuários consideram a ordenação do site como regular. Assim, como 46% responderam a mesma resposta sobre o conteúdo. A partir disso, percebe-se que é necessária uma adequação e gestão de seu conteúdo. Cabe lembrar que a geração e gestão de conhecimento nas organizações não podem ser consideradas como algo pontual e isolado, uma vez que as transformações são constantes e muito dinâmicas, exigindo, então, a incorporação da mentalidade na cultura organizacional. Em suma, constata-se a necessidade de mudanças no atual modelo de intranet do Sistema FIEC, mas percebe-se, por outro lado, sua positividade e importância, pois além de permitir integração e agilidade entre os departamentos, contribui para o cumprimento do escopo da FIEC em ser uma entidade de Classe onde produz incentivo para outras organizações e, conseqüentemente, para o Estado do Ceará.
Instituição de fomento: Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Intranet; Gestão do Conhecimento; Gestão de Empresas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005