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G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento | ||
A PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNESP: AVALIAÇÃO DISCENTE DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, DA PESQUISA E DA ORIENTAÇÃO. | ||
Ricardo Ramos Shiota 1 (shiota@marilia.unesp.br) e Christina de Rezende Rubim 1 | ||
(1. Depto. de Antropologia e Sociologia da FFC/UNESP/Marilia; 2. Depto. de Antropologia e Sociologia da FFC/UNESP/Marilia) | ||
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que a pós-graduação constitui hoje no Brasil, além de outros aspectos, um espaço de alto nível de produção científica e de titulação profissional. Esse sistema remonta-se ao final da década de 60, a um contexto historicamente condicionado. Inaugurou-se uma fase de formação profissional e de iniciativas institucionais que qualitativamente transformou o caráter da pesquisa científica no país, para além do diletantismo e do autodidatismo anterior. Isso teve um reflexo nas ciências sociais com relação ao seu estatuto de pesquisa e mesmo de cientificidade, pois além de recente e, muitas vezes, associadas às idéias socialistas, elas ganharam espaços para seu desenvolvimento: foram criados novos Programas nessa área, sendo outros reformulados. O curso de mestrado em sociologia da FCL/UNESP teve sua primeira turma em 1981, diferentemente, o mestrado em ciências sociais da FFC/UNESP surge em 1989. Esta pesquisa intenta, de maneira geral, a partir de uma comparação diferenciadora, conhecer as realidades desses Programas com o propósito de melhoria do seu funcionamento e, portanto, dos seus serviços prestados à sociedade. Temos por objetivo apresentar um perfil do corpo discente que, por amostragem, respondeu os questionários enviados através do e-mail, bem como sua avaliação dos aspectos pedagógicos, da pesquisa e da orientação nesses distintos Programas de pós-graduação em ciências sociais da UNESP, localizados nas cidades de Araraquara e Marilia - SP, respectivamente. |
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METODOLOGIA:
Além de levantamento bibliográfico, trabalhamos com pesquisa empírica, ou seja, utilizamos um questionário, enviado aos discentes através da internet, com uma série de perguntas que provavelmente serão aperfeiçoadas, tendo-se em conta o objetivo de fazer uma série histórica que contenha o perfil dos discentes e sua avaliação dos respectivos programas de pós-graduação. Os dados foram recebidos através do e-mail (pesquisappgs_shiota@yahoo.com.br) e confeccionados em gráficos a partir do Microsoft Excel. Quanto à sua legitimidade, partimos do pressuposto da boa-fé das informações concedidas pelos discentes, embora se deva ter em conta que os dados, bem como toda teoria, não apreendem a totalidade das coisas nem mesmo reproduzem a realidade tal como ela seja, digo isso hoje, pensando em Max Weber e na conhecida frase de Marx: “não confundamos as coisas da lógica com a lógica das coisas”. Cabe ressaltar que as informações serão apresentadas às coordenações dos respectivos Programas de pós-graduação após entrega de relatório final. |
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RESULTADOS:
Obtivemos, entre outros que serão apresentados, os seguintes resultados para uma amostragem de 30% da totalidade dos discentes, no que se refere ao Programa de pós-graduação em sociologia da FCL/Araraquara. No quesito sobre o número de disciplinas oferecidas pelo Programa, 44% da amostra considerou razoável, 28% considerou suficiente, 23% considerou insuficiente e 5% considerou excessivo. Quanto ao número de atividades promovidas pelo Programa, 44% da amostra considerou razoável, 23% considerou suficiente, também 23% da amostra considerou pouco suficiente e 10% considerou insuficiente. No item acesso à orientação, 47% da amostra da FCL considerou pouco satisfatório, 45% considerou satisfatório, 5% considerou insatisfatório e 3% considerou bastante satisfatório. Para uma amostragem de 62% da totalidade dos discentes do Programa de pós-graduação em ciências sociais da FFC/Marilia, no quesito sobre o número de disciplinas oferecidas pelo Programa, 55% da amostra considerou razoável, 21% considerou suficiente, 24% considerou insuficiente e 0% considerou excessivo. Quanto ao número de atividades promovidas pelo Programa, 51% da amostra considerou razoável, 14% considerou suficiente, também 28% da amostra considerou pouco suficiente e 7% considerou insuficiente. No item acesso à orientação, 48% da amostra da FFC considerou satisfatório, 45% considerou bastante satisfatório, 7% considerou pouco satisfatório e 0% considerou insatisfatório. |
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CONCLUSÕES:
Os dados apresentados acima devem ser interpretados tendo em vista a particularidade de cada Programa, pois como havíamos dito, comparamos para reconhecer determinadas especificidades a fim de não estabelecer uma classificação. Isso nos permitirá apreender tanto os pontos fortes como às deficiências apontadas pelos discentes, de modo que nos limitaremos à apresentação dos resultados. O mestrado em sociologia da FCL/Araraquara teve sua primeira turma em 1981, apesar de suas dificuldades iniciais – como a amplitude do tema sociologia urbana e rural, problemas com a adequação das disciplinas e ausência de professores – este projeto consolidou-se, e o amadurecimento do grupo de intelectuais que compunha seu quadro docente permitiu, em 1993, que se iniciasse o doutorado em sociologia. Atualmente, o curso possui nota 5 de reconhecimento, avaliado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão federal que cuida do sistema nacional de pós-graduação. Um curso de mestrado nas universidades públicas deve ter no mínimo a nota três para ser reconhecido, dispor de verbas e poder funcionar, como era o caso do mestrado em ciências sociais da FFC/Marilia até o ano passado. Nesta última avaliação (2002-2004) o Programa recebeu nota 4 da CAPES, estando agora com vistas a abertura de um doutoramento em ciências sociais. Lembramos que os Programas de pós-graduação com nota entre 6 e 7 da CAPES são os chamados “centros de excelência”. |
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Instituição de fomento: CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Pós-Graduação; Ciências Sociais; UNESP. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |