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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONCEPÇÕES SOBRE VISÕES MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS PARA ALUNOS RECÉM FORMADOS NO ENSINO MÉDIO
Edemar Benedetti Filho 1 (edemarfilho@yahoo.com.br), Antonio Rogério Fiorucci 1, Marcos Henrique Pereira Wondracek 1, wesley Pereira da Silva 1, Bruno Sanches Botega 1 e Talita Andrade Chimenez 1
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
INTRODUÇÃO:
O interesse da Química está centrado na constituição, propriedades e transformações dos materiais. A Química, assim como outras Ciências, utiliza de modelos para estudar o comportamento de diversas teorias. Na área de Ciências, os modelos podem ser considerados como representações de objetos, eventos, processos ou idéias. Além disso, os modelos resultam de processos geralmente mentais realizados por cada indivíduo. A construção de modelos é uma ferramenta importante para o Ensino de Química, onde os alunos elaboram modelos mentais sobre o fenômeno estudado. A elaboração de um modelo de ensino é um processo complexo, pois ele deve preservar a estrutura do modelo aceito cientificamente e lidar com o conhecimento prévio do aluno a fim de que ele construa sua própria compreensão. Geralmente, um modelo de ensino é uma maneira de representar o modelo aceito cientificamente, e são apresentados normalmente na forma de objetos concretos, desenhos, analogias e simulações diversas. Dentro desta expectativa e considerando a importância dos modelos de ensino, este trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade de alunos do Ensino Médio em descrever a compreensão do modelo para situações envolvendo reações microscópicas e macroscópicas.
METODOLOGIA:
Para este trabalho, utilizou-se de um questionário elaborado de forma discursiva envolvendo os conceitos de reações microscópicas e macroscópicas. Também se enfocou a questão das formas de ligações ou interações moleculares, tais como: a covalente, a covalente dativa e as pontes de hidrogênio. As perguntas foram aplicadas aos acadêmicos recém ingressados no Curso de licenciatura em Química do período Vespertino e Noturno da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. O questionário é composto por dez questões discursivas. Foram analisados estatisticamente os resultados obtidos em comparação com o nível de formação acadêmica de cada ingresso no Curso.
RESULTADOS:
Houve a participação voluntária de 21 acadêmicos recém ingressos no Curso de Licenciatura em Química, onde 84% são originários de escolas da rede pública da região da Cidade de Dourados - MS. Com respeito às questões que envolvem os fenômenos macroscópicos houve 100% de acerto, enquanto que para os fenômenos microscópicos as mesmas não foram respondidas. Este fato evidencia a inexperiência dos alunos no Ensino Médio sobre fenômenos de origens microscópicas, onde não foram obtidas relações com o efeito da solubilidade para o nível molecular, e como explicar a solvatação por moléculas de água. Para os fenômenos envolvendo ligações moleculares obteve-se 25% de acerto nas questões, e a grande maioria não explicou o efeito da ponte de hidrogênio sobre as ligações moleculares que envolvem as moléculas. Os alunos relataram que quando tiveram estes conceitos no Ensino Médio, não houve uma relação com um modelo que poderia ser compreendido por eles, e assim, sem uma representação física ou gráfica, tornou-se difícil sua compreensão. Atualmente, os alunos acreditam que para uma melhor compreensão dos fenômenos químicos é necessária a compreensão entre estes dois níveis, o microscópico e o macroscópico.
CONCLUSÕES:
As observações evidenciaram que a abordagem microscópica e macroscópica vem sendo trabalhada no Ensino Médio sem um modelo eficiente que concretize o aprendizado do aluno a respeito destes fenômenos. Um modelo para o ensino de Ciência, vinculado a uma forma de simbolismo, é importante para apresentar o mundo abstrato para os alunos, os quais muitas vezes estão centrados em modelos concretos, ao alcance de sua percepção sensorial, como tato ou visão, por exemplo. O professor do Ensino Médio é essencial neste contexto, pois suas explicações e exemplos podem iniciar a construção dos futuros modelos abstratos para estes alunos, propondo modelos como, por exemplo, a teoria atômica moderna. Este trabalho evidenciou que os modelos abstratos são importantes para a elucidação dos fenômenos químicos envolvidos no mundo microscópico e que estes conceitos são importantes para resoluções de problemas macroscópicos.
Palavras-chave:  Macroscópico; Microscópico; Modelos de ensino.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005