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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
USO DE ENCICLOPÉDIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO | ||
Edemar Benedetti Filho 1 (edemarfilho@yahoo.com.br), Noé de Oliveira 1, Bruno Sanches Botega 1, Talita Andrade Chimenez 1, Marcos Henrique Pereira Wondracek 1 e Wesley Pereira da Silva 1 | ||
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) | ||
INTRODUÇÃO:
A abordagem de temas do cotidiano corresponde a uma metodologia que vem sendo proposta e empregada por diversos educadores em Química. Ao apresentar aplicações e respostas para as questões que o aluno enfrenta fora da escola, o professor desfaz a mística de que o ensino acadêmico não apresenta utilidade para o adolescente. Assim, a contextualização coloca-se como o elo entre o conteúdo da disciplina e o dia-a-dia do aluno. Na perspectiva de formação de um professor reflexivo, a didática e a Prática de Ensino precisam ser concebidas como um núcleo integrador dos momentos que constituem a formação do professor. A necessidade da contextualização, o cotidiano, a busca da interdisciplinaridade e a atualização constante dos conhecimentos têm exigido dos professores a utilização de materiais paradidáticos. A utilização de enciclopédias foi amplamente utilizada antes do advento da internet. Ela fornece informação em uma velocidade e praticidade maior, mas qual a importância de uma enciclopédia para o Ensino de Química nos dias atuais? Este trabalho teve como objetivo verificar frente a diversas enciclopédias existente no mercado brasileiro e em linguagem portuguesa, inclusive material digital, o aprofundamento dos conteúdos de Química e suas relações com a contextualização no dia-a-dia do aluno. |
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METODOLOGIA:
Primeiramente elaborou-se uma ficha avaliativa, em forma de teste, abrangendo diversos tópicos de interesse para o Ensino de Química. Optou-se em verificar os seguintes aspectos: abrangência, relação com ensino fundamental, médio e superior, relação com o cotidiano e apresentação de figuras demonstrativas. Os temas sugeridos para a aplicação da ficha foram: átomo, química, petróleo, liga metálica e tabela periódica. Assim, executou-se uma avaliação em quatro principais enciclopédias disponíveis em língua portuguesa: Barsa, Encarta, Mirador e Larousse. Após aplicação realizaram-se os dados estatísticos para verificar as potencialidades de cada obra estudada. |
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RESULTADOS:
Após realização da ficha avaliativa observou-se que as maiorias das enciclopédias apresentaram conteúdos abrangentes para todos os tópicos estudados, no Ensino Fundamental e Médio, mas se mostraram insuficientes para uso no Ensino Superior. A Mirador apresenta melhores conteúdos para utilização na disciplina de Química Geral (Ensino Superior), porém os conteúdos são restritos a pequenos textos explicativos, sem haver um aprofundamento teórico eficiente. As enciclopédias Barsa e Larousse, não apresentaram quantidades significativas de figuras para todos os tópicos estudados, ao contrário da Encarta e Mirador, as quais apresentam uma quantidade ilustrativa suficiente para propor transparências para uso em sala de aula, para todos os níveis de ensino. Referente a contextualização, somente o tema petróleo foi abordado por todas as enciclopédias, o restante dos temas, somente uma enciclopédia forneceu informações do dia-a-dia ou uso aplicado do conteúdo. Este fato evidencia que o uso de enciclopédias para o Ensino de Química fica restrito a somente alguns atributo, não sendo útil para propor contextualizações ou partes demonstrativas da aplicação dos temas. |
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CONCLUSÕES:
Um ponto a considerar é que o desenvolvimento intelectual é caracterizado pela capacidade de lidar integralmente com diversas alternativas, e assim perceber a importância da interdisciplinaridade para se evoluir nesta competência. A contextualização é importante para o aluno, uma vez que dá à disciplina de Química um enfoque mais real e palpável. As enciclopédias têm um papel importante nesta metodologia, ajudando a mostrar as potencialidades, porém como demonstrou o trabalho realizado, falta conteúdo a ser abordado. A facilidade para o uso destas coleções enciclopédicas, com respeito à objetividade em achar determinado assunto é um ponto importante a considerar, para um material impresso. Porém, devido à quantidade máxima possível de caracteres de impressão, acaba impedindo a inserção de novos conteúdos, não estendendo muito a parte teórica. Contudo, atualmente a relação com o cotidiano é importante para o Ensino de Ciências e na manutenção dos conceitos científicos, devido principalmente ao aumento tecnológico em que nossa sociedade encontra-se, e as enciclopédias deveriam atentar para esta tendência do conhecimento, apesar da dificuldade em aumentar os caracteres e páginas de suas obras. |
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Palavras-chave: Contextualização; Ensino de Ciências; Enciclopédias. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |