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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
DIFICULDADES DA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Edemar Benedetti Filho 1 (edemarilho@yahoo.com.br), Antonio Rogério fiorucci 1, Talita Andrade Chimenez 1, Marcos Henrique Pereira Wondracek 1, Wesley Pereira da Silva 1 e Bruno Sanches Botega 1
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS)
INTRODUÇÃO:
O ensino de Química no nível médio tanto na rede pública quanto na rede privada, sofre ano a ano mudanças para as quais o professor deverá estar preparado. Seguindo as orientações do Projeto Pedagógico para o Ensino Médio, no Estado de Mato Grosso do Sul, é inserida a História da Química no contexto escolar. O reconhecimento da importância da História da Ciência na formação profissional cresce a cada dia na comunidade científica, apesar de algumas idéias contrárias. O livro didático no Brasil tem-se constituído no mais importante instrumento de trabalho do professor, uma vez que outros materiais como filmes, slides, etc., necessitam de investimentos financeiros muito maiores para a sua produção, divulgação e utilização. Mas, como o professor faz uso deste livro didático no contexto histórico? O livro é indicado para a atividade envolvendo a História da Química? O objetivo deste trabalho foi investigar como a História da Química é abordada pelos professores da rede de ensino médio da cidade de Dourados - MS e sua relação com o livro didático utilizado.
METODOLOGIA:
Foram investigados 06 livros didáticos de Química, sendo 04 tradicionais, produzidos por grandes editoras, e 02 de sistema particular de ensino. Houve a participação de 04 professores que atuam no Ensino Médio da cidade de Dourados - MS. Utilizaram-se duas categorias de análise neste trabalho: uma abordagem dos fatos históricos relacionados com a História da Química e o papel dos cientistas na comunidade social, ambos presentes nos materiais bibliográficos em questão. Em seguida procedeu a uma entrevista com cada professor para analisar o uso destas referências bibliográficas no enfoque da História da Química. Após este levantamento de dados iniciou-se um estudo estatístico para verificar o uso da História da Química pelos professores do Ensino Médio e suas principais dificuldades de abordagem.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelaram que grande parte dos livros didáticos valoriza as conotações existentes com o processo de construção do conhecimento, porém apresenta apenas uma visão superficial da História da Química, não tendo conteúdos eficientes para entender como ocorreu o processo histórico e o contexto da época. Os relatos são, muitas vezes, lembretes de nomes de famosos cientistas e a época do experimento, não caracterizando como uma abordagem histórica. Observou-se que não ocorrem contextualizações dos fatos, sendo muitas vezes distribuído pelo texto sem uma ligação histórica. Contudo, em vários livros, ocorrem pequenas caixas de diálogos onde se tem um conteúdo histórico relacionado com a abordagem proposta pelo Projeto Pedagógico de Química no Estado de Mato Grosso do Sul, mas estes textos são escassos. A opinião dos professores foi unânime em relatar que utilizam enfoque histórico em suas aulas, porém informaram ter dificuldades de propor uma contextualização e assim utilizar os livros didáticos disponíveis na biblioteca ou os fornecidos pelas editoras. O principal fator exposto foi a falta de aprofundamento do contexto histórico que os materiais disponíveis apresentam. O uso da internet é observado com ressalva pela fidelidade das informações, pois vários professores não possuem formação na área de Química e desta forma não têm confiança nos textos extraídos da internet. Com isso, eles acabam não aprofundando esta metodologia em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Entender os processos históricos da construção do conhecimento é importante para o aluno compreender que a Ciência teve um processo evolutivo e que os conteúdos ministrados pelos professores passam por estes estágios, os quais, muitas vezes, na visão dos alunos são encarados como pontos isolados, sem conexão com o cotidiano e passa a ser meramente matemático. Para desmistificar este contexto, o Projeto Pedagógico de Química no Estado de Mato Grosso do Sul propôs a inserção da História da Química para atentar para a evolução científica e contextualizada dos acontecimentos estudados. A contextualização do conhecimento científico é uma atividade cultural bastante afetada por processos externos e internos na Ciência, e a comunidade científica tem uma grande importância nesta relação. Assim, o professor é um mediador importante neste contexto, demonstrando a importância e o uso da Ciência, trazendo ao aluno a contextualização, os processos do cotidiano e a evolução história do aumento científico da humanidade. Porém, necessita-se de livros textos para aprofundar esta filosofia, o qual não está disponíveis com facilidade para a maioria dos professores e alunos do ensino médio.
Palavras-chave:  História da Química; Contextualização; Ensino aprendizagem.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005