|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil | ||
CONSCIÊNCIA GRAMATICAL E O USO DE RECURSOS COESIVOS NA PRODUÇÃO DE TEXTOS | ||
Kátia Leal Reis de Melo 1 (katiamelo@hotmail.com) e Rouziane de Castro Santos 1 | ||
(1. CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
As pesquisas das últimas décadas têm evidenciado a existência de uma conexão entre consciência gramatical e aquisição da língua escrita. Melo (2002) investigando os efeitos de uma estimulação dessa habilidade metalingüística sobre a aquisição da língua escrita evidenciou que as crianças submetidas à estimulação da consciência gramatical (grupos experimentais) apresentam produções textuais mais elaboradas. Dando continuidade ao estudo de Melo (2002), este estudo buscou investigar as diferenças existentes entre as produções textuais das crianças dos grupos experimentais, daquelas produzidas por crianças que não foram estimuladas com a referida habilidade metalingüística (grupos controle), através da identificação de elementos microlingüísticos, utilizados nas produções textuais. |
||
METODOLOGIA:
Visando esclarecer a contribuição da consciência gramatical para a produção escrita de textos, procedeu-se a um levantamento quantitativo e qualitativo, considerando a diversidade e a adequação dos recursos coesivos identificados nos 120 textos analisados, os quais foram produzidos pelos participantes do estudo de Melo (2002). Através desta análise observaram-se, em ambas as escolas, uma maior incidência e adequação do uso das relações coesivas nos grupos experimentais. Os dados encontrados foram submetidos a um tratamento estatístico, o qual aponta estas diferenças como significativas, sendo indicativas de um melhor desempenho por parte dos grupos experimentais. |
||
RESULTADOS:
A Consciência Gramatical é, segundo Melo (2002), a habilidade de refletir e manipular intencionalmente a estrutura gramatical da língua. As crianças que possuem essa consciência têm maiores condições de corrigir e reconhecer determinadas sentenças que violem as regras gramaticais. Além disso, com a estimulação dessa habilidade é possível, também, que as crianças consigam, mais adequadamente, lidar com os componentes microlingüísticos existentes em diferentes textos e trabalhar com a variedade de relações coesivas. |
||
CONCLUSÕES:
Os resultados desse estudo sugerem, então, que a estimulação da consciência gramatical favorece a produção de textos escritos mais bem elaborados, na medida em que parece exercer uma influência sobre o uso das relações coesivas. Dessa forma, pode-se afirmar que a Consciência Gramatical, também, é um facilitador de produções textuais elaboradas. |
||
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Consciência Gramatical; Recursos Coesivos; Produção Textual. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |