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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
CONSTRUINDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA SALA DE AULA, ATRAVÉS DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ||
Wanderley Gurgel de Almeida 1 (wangurgel@hotmail.co) e Roseli Bernardo Silva dos Santos 1 | ||
(1. Instituto Superior de Educação de Roraima - ISE-RR) | ||
INTRODUÇÃO:
Como propiciar a construção de conhecimentos científicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, considerando os conteúdos curriculares e os conhecimentos prévios dos educandos? Investiga-se a aplicabilidade de uma metodologia centrada na resolução de problema, com vistas à superação da aprendizagem por conformação/reprodução do conhecimento científico, estabelecida entre os sujeitos cognocentes, durante o estágio supervisionado, contrapondo-se à necessidade de atividades criadoras, em escolas públicas de Boa Vista – RR. |
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METODOLOGIA:
Uma equipe de professores formadores acompanhou as atividades pedagógicas desenvolvidas em salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do centro e periferia da Capital, durante a prática de Estágio Supervisionado. As informações foram obtidas através do registro da observação direta do professor formador, sistematizadas pela verificação da manifestação ou não, de aspectos metodológicos, bem como por diálogos e do registro em diário de campo e documentos fotográficos, dos sujeitos envolvidos, cujos elementos foram interpretados qualitativamente. |
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RESULTADOS:
Constatou-se que, durante as atividades de ensino desenvolvidas pelos professores em formação, apontavam-se dois processos de construção do conhecimento científico: um, por assimilação conformada através de argumentos e explicações dos conteúdos, considerando seus valores sociais, verticalizados; e, outro, pela inversão da ordem, provocando: estímulo, desejo, busca/ação, comparação, confronto, análise/decomposição, reformulação e síntese, configurando saberes significativos e transformadores, social e culturalmente, como sujeitos cognocentes. |
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CONCLUSÕES:
Práticas docentes como objetos de construção e reconstrução de saberes pedagógicos, podem sofrer transformações radicadas nos grupos sociais em que foram desenvolvidas. Cabe ao professor formador e ao professor em formação, estabelecerem relações dialéticas entre currículo e realidade social, conhecida e desconhecida para os sujeitos da aprendizagem. Isto pode implicar na subversão de saberes pedagógicos e estruturas físicas e didáticas, pois na aplicação de uma metodologia centrada na resolução de problema, aprender torna-se um ato possível e promotor de conhecimentos científicos, transformadores de visão de mundo, de homem e de sociedade, apesar das dificuldades materiais. |
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Instituição de fomento: Instituto Superior de Educação de Roraima | ||
Palavras-chave: Metodologia; Estágio e prática pedagógica; Resolução de problemas. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |