IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA EDUCACIONAL TRANSFORMADORA EM ESCOLA DE ENSINO INFANTIL-FUNDAMENTAL NA CIDADE DE FORTALEZA - CE
Rita de Cássia Albuquerque Medeiros Barbosa 1 (danirios@superig.com.br) e Fernando Antônio Pinto 2
(1. Colégio Agnus; 2. Universidade São Marcos - UNICE (UFM-SP))
INTRODUÇÃO:
A condução do processo ensino-aprendizagem no ensino infantil diferencia-se do fundamental, pois atividades lúdicas tornam-se cada vez mais escassas neste nível, dando relevância a aplicação de conteúdo, o que culmina com a dificuldade da autonomia infantil na formação de jovens judiciosos. A proposta de uma metodologia inovadora é um modelo de proposição que prioriza a concepção sócio-cultural, onde a criança, através da interação como o meio e com as pessoas, mediada por professores, tem a possibilidade de desenvolver-se em todas as suas potencialidades: cognitivas, psicomotoras, auto-estima, verbalização, sócio-afetiva, desinibição, forma de expressão, dentre outras. Este estudo tem como propósito analisar a vivência da proposta pedagógica sócio-interacionista do colégio Agnus no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar nos níveis infantil e fundamental, proporcionando uma melhor condição no seu processo de educação, com fulcro na construção da autonomia da criança. A aquisição e análise dos resultados obtidos neste trabalho fomentam dados que poderão vir a fornecer subsídios para posterior implementação de uma metodologia diferenciada e estimulante na pedagogia inovadora, a qual busca desenvolver o conhecimento ajustado da criança e o sentimento de confiança em suas capacidade cognitivas, psicomotoras e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
METODOLOGIA:
Por sua natureza qualitativa e de cunho metodológica educacional, esta pesquisa se constitui um estudo de caso, em que as entrevistas, a aplicação de questionários e as observações sistematizadas são os instrumentos da coleta de dados para estudo da validade em foco. Os sujeitos da pesquisa são os profissionais da educação infantil e ensino fundamental do colégio Agnus, na cidade de Fortaleza. A quantificação e análise dos resultados seguiram a metodologia de codificação e tabulação proposta por Best (1969) e inferência estatística através do cálculo do intervalo de confiança para proporções populacionais.
RESULTADOS:
Os dados a seguir apresentam as médias dos intervalos de confiança dos resultados obtidos na aplicação do questionário. Uma margem de 80% dos profissionais afirmam que a proposta pedagógica sócio-interacionista implementada seria a mais indicada nos níveis pretendidos, embora 20% confiram os resultados à diretriz construtivista. Cerca de 90% dos entrevistados conferem conhecimentos e autonomia para a aplicabilidade da metodologia em estudo, ficando diagnosticado em 100% que o sujeito da aplicação da metodologia pedagógica no colégio Agnus é o professor. Quanto ao principal objetivo afirma-se ser o aprendizado democrático, onde os conteúdos aplicados são voltados para a realidade do aluno. Observou-se em primazia que a relação professor-aluno demonstra ser fundamentada no diálogo e em reflexões, enaltecendo os aspectos sócio-afetivos. Uma média de 90% afere que a construção de informações é prática concebida pelos alunos. Por fim, a amostragem populacional numa incidência de 100% promove que a inserção de uma didática diferenciada e causadora de interesse confere efeito otimizado quanto ao processo de ensino-aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Os resultados finais da pesquisa inferem de maneira conclusiva que a metodologia inovadora é uma prática auxiliar e indutiva no processo de ensino-aprendizagem na educação básica. O desenvolvimento dessa prática fomenta um maior grau de desenvolução cognitiva, correlacionando a esse fator a importância da participação do professor para a concepção do processo de inserção da metodologia pedagógica em estudo. O envolvimento do sujeito-criança na construção do seu conhecimento possibilita-lhe a sistematização de atitudes que o ajudarão a buscar, selecionar, organizar e utilizar as informações. A didática diferenciada implementada no colégio Agnus corresponde ao objetivo essencial da educação de promover uma metodologia interdisciplinar nos níveis de educação infantil e fundamental, visto que, observou-se uma inter-relação concebível entre professores e alunos, entre conteúdos, meios de estudo e conhecimento do saber ao longo do processo educacional. A pesquisa sugere a aplicabilidade do modelo de pedagogia sócio-interacionista na educação básica com fulcro no estabelecimento da personalidade da criança e na formação de um ser jovem-adulto apto a exercer a cidadania com circunspeção.
Palavras-chave:  Pedagogia inovadora; Pedagogia sócio-interacionista; Ensino infantil e fundamental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005