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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Marcos Cesar Danhoni Neves 1 (macedane@yahoo.com), Aline Rosado 1, Ricardo Francisco Pereira 1, Renato Martin Fukui 1 e Raquel de Almeida Rocha 1
(1. Depto. de Física, Universidade Estadual de Maringá - UEM)
INTRODUÇÃO:
Durante o ano de 2004 o foi desenvolvido um projeto de ensino de física para alunos deficientes visuais (DVs) que freqüentam o Centro de Atendimento Especializado ao Deficiente Visual (CAEDV), em uma escola da rede pública estadual na cidade de Maringá. Esse projeto consiste em auxiliar os alunos em seus estudos preparatórios para o vestibular. Foi desenvolvido então uma metodologia que pudesse adequar o ensino de física para esses alunos, os quais, na maioria dos casos, nunca haviam tido um contato com a disciplina.
METODOLOGIA:
Desenvolveu-se um material de apoio adequado às condições dos alunos. Tal material consistuiu de textos em Braille, esquemas com gravuras em relevo, modelos tridimensionais e gravações em fitas cassete. É importante salientar que todo o material produzido foi aproveitado de modo a não usar exemplos apenas verbais ou visuais. O material de apoio foi apresentado aos alunos somente após uma explanação teórica acerca dos tópicos relacionados e seguiu as seguintes etapas: primeiramente foram apresentados os textos, seguidos das gravuras em relevo e dos modelos tridimensionais e de gravações em fitas cassetes com conteúdos complementares aos tópicos apresentados. Os tópicos de física abordados com os alunos são similares aos do Ensino Médio. A diferença está no modo como os tópicos são ministrados. Cada aluno deve necessita de um atendimento especial, no sentido de que cada um consiga compreender e vislumbrar o fenômeno sem contar com a ajuda de um professor vidente.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos demonstram claramente que o ensino de física conjugado com outras metodologias não convencionais de ensino é eficiente, mas requer uma atenção especial por parte do professor e um tempo maior para alcançar o objetivo que é a preparação destes alunos para o vestibular.
CONCLUSÕES:
Os modelos apresentados aos alunos são promissores e contribuem em muito para o processo de educação e inclusão no cotidiano educacional. Baseados na percepção de alunos DVs (deficientes visuais), em suas concepções de ciência, descobrimos que a metodologia também auxilia no ensino de alunos videntes.
Instituição de fomento: MEC-SESu
Palavras-chave:  Deficientes visuais; Metodologias de ensino; Física.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005