IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO MOTIVACIONAL E DE COMPETITIVIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA.
Cristiani Luna Gomes Duarte 1 (cristianicg@yahoo.com.br), Nadir Raquel Cunha França 1, Danilo de Oliveira Aleixo 1 e Alessandra Miranda da Silva Aleixo 1
(1. Depto. de Administração e Contabilidade, Univ. Federal de Campina Grande - UFCG)
INTRODUÇÃO:
Em decorrência do acréscimo da competitividade no cenário mundial surge a necessidade da valorização do principal valor organizacional dos dias atuais, o capital humano. Diante desta realidade, as organizações passam a buscar relacionamentos harmônicos, favorecendo a auto-estima, motivação e comprometimento de seus colaboradores. A escolha do tema teve por base a necessidade de aprofundar os conhecimentos teóricos a acerca do assunto em questão, visto que, este é um cenário propício para utilização do endomarketing, refletindo a qualidade de vida no ambiente de trabalho, e em conseqüência, a excelência na prestação de serviços ao cliente final. O trabalho proposto tem como objetivo conhecer a qualidade das relações humanas no processo motivacional e de comunicação interna na empresa objeto de estudo.
METODOLOGIA:
O trabalho desenvolvido apresenta metodologia qualitativa-quantitativa e exploratória descritiva. As técnicas foram: observação sistemática, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os sujeitos participantes foram funcionários da agência Borborema do Banco do Brasil, em Campina Grande – PB.
RESULTADOS:
Percebe-se que na agência Borborema, filial em Campina Grande, 60% dos funcionários tem mais de 15 anos de empresa, 62% consideram que existe oportunidade e estímulo ao seu desempenho profissional, 73,80% sentem-se estimulados a trabalhar em equipe, 33% acham que na agência existe um clima de competição entre os membros da mesma equipe, 66% sentem-se motivados em trabalhar na organização, 61,11% apontam que os dirigentes são abertos a novas idéias e/ou sugestões, 55,12% acham que o salário está defasado ou similar em relação a outras instituições financeiras, 88,89% apontam que existe ética entre dirigentes x funcionários, 83,33% acham que os itens iluminação, espaço físico e limpeza trazem benefícios e rapidez no desenvolvimento das tarefas diárias, 46,66% dizem que são reconhecidos pelos bons trabalhos realizados e, finalmente, 50,20% estão satisfeitos em fazer parte da organização.
CONCLUSÕES:
O trabalho ora desenvolvido torna-se de fundamental importância no tocante a busca da melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados, gerando valor aos acionistas, à comunidade e aos clientes internos, maximizando o nível de satisfação e de motivação dos mesmos através de uma postura ética e profissional nos negócios. É certo que nem todos os dados foram positivos e serviram para mensurar o impacto do clima da organização. Em virtude da análise e seriedade da pesquisa, sugere-se, portanto, a elaboração de um plano de endomarketing para a organização objeto de estudo.
Palavras-chave:  Estratégia; Capital Humano; Endomarketing.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005