IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA EMPRESARIAL: O CAPITAL HUMANO EM AÇÃO CULTURAL
Clemilda dos Santos Sousa 1 (cleo_rafa@yahoo.com.br), Rafaela Mendonça Bezerra 2 e Raimundo Benedito do Nascimento 3
(1. Depto. de Ciências da Informação, Universidade Federal do Ceará - UFC; 2. Depto. de Ciências da Informação, Universidade Federal do Ceará - UFC; 3. Depto. de Ciências da Informação, Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
Uma organização em atividade é por natureza um sistema aberto e interativo, suportado por uma rede de procedimentos articulados, onde os canais de comunicação existentes entre micro e macro ambientes são irrigados por informações. A gestão da informação traz a possibilidade de um gerenciamento mais eficaz dos fluxos informacionais, sendo um instrumento importante para a vantagem competitiva no mundo empresarial. A Biblioteca possui um papel fundamental dentro desse ambiente organizacional ao qual está inserida, no processo de gerenciamento da informação, suprindo as necessidades informacionais dos seus usuários, preenchendo as lacunas intelectuais existentes e assim, sendo de extrema importância também como ferramenta de ação cultural, onde pode ser trabalhado a identidade cultural, a reflexão e a criação de produtos e serviços com foco no capital humano. O objetivo desse trabalho é analisar a gestão da informação através da ação cultural na Biblioteca empresarial. A relevância deste trabalho está em compreender que a Biblioteca é um espaço de troca intelectuais e culturais que lapidadas com bastante atenção podem trazer à organização certo diferencial competitivo.
METODOLOGIA:
A pesquisa constituiu-se de um estudo exploratório, de cunho qualitativo. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista com a Bibliotecária do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil - BNB - Márcia Matos, devido ao fato do BNB ter recebido a categoria mais alta no Selo de Ação Cultural de 2004. Esse Centro Cultural está localizado em Fortaleza, mas ainda em 2005 serão inaugurados outros nos demais estados nordestinos. O Centro Cultural oferece exposições, musicais, shows, biblioteca com serviço de empréstimo de livros e dvd´s (maioria são filmes variados e documentários) e um acervo total com cerca de 26.323 livros, folhetos, dvd´s, fitas de vídeo, cd´s, publicações editadas pelo BNB, coleções, series, obras de referência e periódicos, voltados para as áreas de economia, desenvolvimento regional e humano, informática, literatura, cultura e arte, além dos da área técnica do cotidiano dos trabalhos bancários. A questão do Bibliotecário inserido na ação cultural ainda é um grande desafio devido à falta de recursos, de verbas e de pessoal treinado.
RESULTADOS:
Como resultado de trabalho, verificou-se que a Biblioteca é um local privilegiado para se lavrar a ação cultural tendo como objetivo dinamizar o acervo cultural, individual e organizacional. As atividades de práticas como eventos utilizados pelo BNB, indicam a potencialidade da gestão da informação como suporte para organização e posposta captação do intelectual humano.
CONCLUSÕES:
Ao concluir o presente estudo, vê-se que é notório para uma empresa extrair do ambiente, não apenas do trabalho, mas cultural no qual está inserida, o maior aprendizado possível, e disseminá-lo em seu corpo funcional. Nesse contexto, surge a Biblioteca e a ação cultural como instrumentos importantes para viabilizar um aprendizado organizacional diferenciado, pela valorização dos textos culturais nacionais, regionais, grupais e individuais.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  gestão da informação; ação cultural; biblioteca empresarial.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005