IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
TURUS DA COSTA MARANHENSE, MUNICÍPIO DE RAPOSA.
Janaine Lira Vieira 1 (jannabio@yahoo.com.br), Aline Leite P. C. de Oliveira 2 e Raimunda N. Fortes C. Neta 3
(1. Dept. de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Maranhão - UniCEUMA; 2. Dept. de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Maranhão - UniCEUMA; 3. Dept. de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Maranhão - UniCEUMA)
INTRODUÇÃO:
Os Turus (molusca bivalvia) contribuem para a decomposição da madeira nos ambientes aquáticos, vivem em galerias nos troncos de mangue caídos. O presente trabalho objetivou analisar a estrutura populacional das espécies ocorrentes nos mangues da Raposa – MA. Na pesquisa feita os turus foram encontrados em três partes dos troncos: na base, meio e região terminal.
METODOLOGIA:
A coleta foi feita em duas parcelas a partir das margens do canal (em maré baixa), sendo cada uma de 2x2 m com intervalos de 2 metros. O primeiro ponto de coleta foi a 4 metros acima do canal de maré, o segundo 2 metros acima da primeira parcela. Os exemplares foram coletados mensalmente no manguezal do Cumbique no município de Raposa (MA), no período de 16/03 a 01/11/2003. Em cada parcela foram amostrados, salinidade, temperatura, pH e oxigênio. Os espécimes foram coletados manualmente com o auxílio de facas, formão e martelo e acondicionados em recipientes com líquidos fixadores e levados ao laboratório do UniCEUMA para análise. Os táxons foram classificados por meio de chaves de identificação, com o auxílio de lupas estereoscópicas.
RESULTADOS:
Os resultados mostram a ocorrência de duas espécies nas parcelas: Neoteredo reynei; Lirodus pedicellatus, sendo este ultimo de maior abundância (75%). N. reynei apresentou maiores tamanhos (em média 15 cm) e L. pedicellatus em dimensões menores (em média 7 cm).
CONCLUSÕES:
As porções mais internas do manguezal apresentavam mais sombra e maior número de troncos em decomposição onde foram encontrados maiores números de espécimes, apresentando-se como o melhor habitat para esses organismos.
Instituição de fomento: Centro Universitário do Maranhão - UniCEUMA
Palavras-chave:  Molusca Bivalvia: Turus; Neoteredo reynei; Lyrodus pedicellatus.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005