IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 4. Literaturas Modernas
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA RELAÇÃO COM O OUTRO
Gena Borges do Nascimento 1 (genabn@bol.com.br)
(1. Mestrado Acadêmico em Letras, Universidade Federal do Piauí - UFPI)
INTRODUÇÃO:
Na atualidade a divisão político – geográfica entre Oriente e Ocidente está se transformando com o contato mais estreito entre os diferentes povos. Conceitos como identidade e diferença fazem parte da reflexão sobre a realidade contemporânea. A literatura é um campo da cultura que permite um exercício e o vanguardismo das idéias que povoam o imaginário e a realidade das diversas comunidades. A escritora Pearl Buck em sua obra iThe Good Earth i (1931) aponta já nas primeiras décadas do século XX muitas das ponderações do pensamento pós – moderno. O objetivo da presente pesquisa foi analisar como o comportamento social e cultural foi sendo alterado em função das modificações de natureza econômica em um espaço de reflexão não – ocidental, a China.
METODOLOGIA:
O trabalho consistiu em um estudo bibliográfico do tema. Foram pesquisados teóricos como Derrida (1981), que propõe o conceito de descentramento, sendo aqui o Oriente o centro de irradiação das reflexões; Said (1993) que traz uma visão sobre o discurso dos esteriótipos, ou seja, o conceito de Orientalismo como discurso sobre o Oriente; e Bhabha (1990) que estuda o sujeito a partir da alteridade com o outro, a noção da diferença na construção da identidade.
RESULTADOS:
A pesquisa revelou que o sujeito não é um conceito fixo de identidade, mas uma negociação de diferenças seja em relação a outro sujeito, outro tempo, outro espaço físico – geográfico, outro contexto sócio – político – cultural. Essa construção é sempre instável e se faz com oscilações, no dizer de Derrida, no jogo de significações.
CONCLUSÕES:
Analisar, portanto, conceitos e termos que fazem parte das considerações teóricas atuais fortalece e depura as discussões que visam a compreender esse sujeito atual moderno cada vez mais fragmentado.
Palavras-chave:  orientalismo; identidade; alteridade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005