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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação | ||
JOVENS DO ENSINO MÉDIO E O EDUCOMRÁDIO: A EXPERIÊNCIA EM CUIABÁ, MATO GROSSO | ||
Claudia da Consolação Moreira 1 (cclaudiamoreira@uol.com.br) e Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 2 | ||
(1. Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Comunicação Social; 2. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resulta de pesquisa desenvolvida com jovens participantes do projeto Educomrádio Centro-Oeste, onde se buscou compreender a experiência vivida pelos jovens do ensino médio na Escola Estadual Estevão Alves Correia, em Cuiabá, em Mato Grosso, no período entre outubro de 2003 e outubro de 2004. O Educomrádio Centro-Oeste é uma realização do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo em parceria com o Ministério da Educação, Fundação de Apoio da Universidade São Paulo, Unesco e Secretarias de Educação dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre os objetivos do Projeto Educomunicação pelo rádio em escolas do ensino médio da região Centro-Oeste estão: introduzir o conceito e procedimentos da educomunicação nos espaços educativos de 70 escolas (20 em Mato Grosso, 20 no Mato Grosso do Sul e 30 em Goiás) do ensino médio da região Centro-Oeste; Formar profissionais de educação, alunos e comunidade, para o uso da linguagem radiofônica na escola. |
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METODOLOGIA:
Esta pesquisa situa-se na perspectiva qualitativa e foram utilizadas técnicas de investigação como: levantamento e estudo bibliográfico sobre educação, juventude e comunicação; entrevistas semi-estruturadas individuais, transcrição e análise das entrevistas. Foi solicitado aos jovens que falassem do significado de sua atuação no Educomrádio com a intenção de verificar qual a importância político-pedagógica dessa participação. |
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RESULTADOS:
Verificou-se que os jovens que participam do projeto Educomrádio consideram que a participação no projeto foi uma ferramenta capaz de permitir-lhes lidar mais democraticamente com a informação. Constatou-se que houve uma influência positiva na formação escolar desses jovens e na sociabilização deles na comunidade. Percebeu-se também que eles passaram a dominar o uso da linguagem radiofônica e das técnicas de radiodifusão. Desta forma, o projeto Educomrádio permitiu aos educadores, comunicadores e outros agentes sociais a promoção e ampliação, em seus espaços, ecossistemas comunicativos abertos e criativos, capazes de garantir a democracia das relações e a eficiência na condução de seus fluxos de informação, tendo como meta o exercício pleno da democracia. |
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CONCLUSÕES:
Os depoimentos dos envolvidos mostraram que a participação no projeto Educomrádio se constitui em elemento importante para o exercício da democracia e aprendizagem política de participação. Desta forma, pode-se afirmar que o projeto Educomrádio se constitui em um espaço que favorece a construção de valores democráticos através das vivências por meio do rádio. O resultado obtido neste primeiro trabalho nos trouxe subsídios e hoje nos dá sustentação a um novo projeto de pesquisa que irá aprofundar a proposta desenvolvida pelo projeto Educomrádio no Estado de Mato Grosso. |
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Palavras-chave: Comunicação; Educação da Juventude; Rádio. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |