|
||
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem | ||
AVALIAÇÃO DA MONITORIA VOLUNTÁRIA: ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. | ||
Priscila de Souza Aquino 1 (priscilapetenf@yahoo.com.br), Kylvia Gardênia Torres Eduardo 1, Karenine Maria de Holanda Cavalcante 1, Adna Araújo Silva 1, Tatiana Maria Coelho Veloso 1, José Stênio Pinto Falcão Júnior 1, Lydia Vieira de Freitas 1, Isabella Rocha Aguiar 1 e Lorena Barbosa Ximenes 1 | ||
(1. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará - UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
A educação é um processo permanente, pelo qual cabe ao educador assumir um compromisso com a realidade e com os homens que nela estão inseridos. Tal compromisso existe quando há um engajamento dos envolvidos com a realidade, transformando-a com solidariedade e humanização (FREIRE, 1999). No curso de graduação em enfermagem, tem-se buscado encontrar recursos didáticos-pedagógicos para que o acadêmico saiba cuidar, valorizando a humanização e a ética. A disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar II, oferecida aos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no quinto semestre, é uma disciplina teórico-prática de suma importância para a futura atuação profissional, visto que propicia aos alunos a interação com a realidade, fornecendo subsídios para o aprendizado dos procedimentos mais comuns em instituições hospitalares. Sabe-se que, muitas vezes, as aulas ministradas não são suficientes para que o aluno obtenha um elevado nível de aprendizado e correlacione o conteúdo teórico com a prática profissional. Levando-se em consideração a extrema importância da disciplina e a ausência de monitores, o Programa de Educação Tutorial (PET-Enfermagem-UFC) desenvolveu uma estratégia de implantação da monitoria voluntária, abordando temáticas relevantes para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina. O presente estudo tem como objetivo avaliar a contribuição do PET com as aulas de monitoria desenvolvidas, a partir da visão do corpo discente. |
||
METODOLOGIA:
A pesquisa é do tipo descritiva, pois observa, descreve e documenta aspectos da avaliação (POLIT, BECK HUNGLER, 2004). As aulas foram ministradas por seis bolsistas dos 6º, 7º, 8º e 9º semestres. Utilizamos como pré-requisito a aprovação na disciplina. As aulas foram ministradas por uma dupla de bolsistas, durante os meses de março a junho de 2004, com duração de uma hora e meia, semanalmente. Foram enfatizadas a demonstração das técnicas utilizadas, e esclarecimento do conteúdo teórico abordado em sala de aula pelos professores. Para averiguar o grau de satisfação com a monitoria, bem como detectar as possíveis falhas na metodologia do ensino e obter sugestões para experiências futuras, no último encontro foi realizada a avaliação. Demo (1995), relata que a avaliação é um processo que não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser reduzido tão somente a técnicas;faz parte de um projeto em que o avaliador e o avaliando buscam e sofrem uma mudança qualitativa. Para tanto, foi utilizado como instrumento para coleta de dados um formulário. A população do estudo foi composta por vinte e cinco alunos que participaram assiduidamente das sessões de monitoria. A amostra foi composta por quinze alunos que concordaram em participar do estudo. Os resultados foram apresentados de forma descritiva e os dados relacionados a avaliação realizada pelos alunos foram apresentados em tabelas e discutidos conforme a literatura. Foram respeitados os aspectos éticos na pesquisa. |
||
RESULTADOS:
Verificamos que a maioria dos acadêmicos tinham ótimas expectativas da disciplina e consideraram a iniciativa do PET- Enfermagem relevante por promover um melhor embasamento teórico-prático e fixação do conteúdo para a prática de enfermagem. A maior parte dos participantes consideraram as aulas com ótima pontualidade. Conseguiu-se adequar satisfatoriamente o conteúdo abordado na monitoria e o que era vivenciado no cotidiano da profissão, pois alunos e bolsistas davam exemplos experienciados na prática hospitalar. Assim, verificou-se que o conteúdo foi abordado de forma centrada no aluno, valorizando suas experiências prévias, promovendo a construção do saber a partir da relação entre alunos e bolsistas. A integração entre acadêmicos e petianos foi considerada como ponto positivo, pois os estudantes relacionaram a aprendizagem com a espontaneidade dos acadêmicos para a resolução de dúvidas, expressão de idéias e contato interpessoal. Percebe-se, portanto que os bolsistas PET criaram condições para que, juntamente com os alunos, superassem a barreira formal existente na abordagem tradicional. A estratégia de utilizar demonstrações de situações práticas no contexto das aulas de monitoria facilitou a compreensão, a atuação participativa dos discentes e a interação dos mesmos com os bolsistas, possibilitando a construção coletiva do ensino, sendo a metodologia considerada adequada e o domínio de assuntos abordados pelos monitores satisfatório. |
||
CONCLUSÕES:
Concluímos, portanto, que a monitoria da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar II, oferecida pelo PET-Enfermagem no segundo semestre de 2004, foi adequada às necessidades dos acadêmicos, acrescentando conhecimentos e vivência de práticas relativas ao dia-a-dia. Os alunos da graduação tiveram a oportunidade de abordar novamente os assuntos vistos previamente em sala de aula, podendo tirar eventuais dúvidas e tendo contato com alunos que também vivenciaram suas angústias e seus temores, comuns na transição entre teoria e prática hospitalar. Considera-se, portanto, que a metodologia utilizada neste estudo, foi bem aceita pelos discentes, levando a crer que esta atividade, contribuiu para o crescimento e aperfeiçoamento dos bolsistas do PET, e para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos da disciplina. Acreditamos, assim, ter contribuído para a formação de profissionais de enfermagem mais capacitados tecnicamente e confiantes, que acreditam na relevância de suas atitudes no ambiente de trabalho. |
||
Palavras-chave: monitoria; avaliação; enfermagem. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |