IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AS SALAS DE LEITURA-PÓLO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E ENTRAVES PARA A INSERÇÃO DA iNFORMÁTICA EDUCATIVA
Lina Cardoso Nunes 1 (linanunes@ig.cmm.br), Álvaro Caetano Pimentel Sobrinho 1, Luana Andrade Quirino 1, Maria Isabel Mangueira Cavalcanti 1 e Maria Cinira Pereira Guimarães 1
(1. VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ -UNESA)
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO Assistimos, neste século, transformações extraordinárias tornadas possíveis pela velocidade dos avanços tecnológicos, que configuram a sociedade da informação e do conhecimento. Essas transformações operam-se em todos os setores profissionais e atingem todas as classes sociais, com graus de diversidade acentuada, o que constitui um dos desafios no cenário contemporâneo, trazendo à tona a temática da info-exclusão. Este fato remete a um desafio maior, isto é, em inúmeras de nossas escolas ainda presenciamos alunos que não estão alfabetizados e em grande parte delas se observa que não chegou a era da comunicação escrita, se considerarmos a precariedade das bibliotecas nos espaços escolares.Nesse contexto, alunos e professores precisam ter acesso tanto aos tradicionais meios de comunicação e dominá-los, quanto às novas tecnologias de informação e comunicação.Para que tal aconteça tem ocorrido a implementação de programas de informatização das escolas públicas entre eles, os programas da Multieducação implementados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.Este estudo teve como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo referido programa, para que se implementem as inovações tecnológicas nos espaços escolares. Este estudo se justifica pela importância das tecnologias da informação e comunicação nos dias atuais em todos os campos do conhecimento e na urgência de refletir sobre o compromisso social da escola na superação dos processos de exclusão.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA A presente pesquisa assumiu as características de uma investigação qualitativa, Os participantes da investigação foram professores que estavam à frente dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, em especial das salas de leitura-pólo e dos alunos que realizam atividades com esses professores, durante o ano de 2004 Os instrumentos aplicados para a coleta foram a observação, com as anotações de campo e as entrevistas semi-estruturadas, além de análise de documentos oficiais relacionados às propostas governamentais. As notas de campo constituíram materiais significativos para a pesquisa em foco, visto que representaram o relato escrito daquilo que os pesquisadores ouviram, viram, e vivenciaram no percurso da coleta de dados. A análise de conteúdo foi utilizada para trabalhar com material de pesquisas qualitativas, nesse estudo especialmente as entrevistas semi-estruturadas. No âmbito da análise de conteúdo foi utilizada a análise temática, que fala da recorrência de vários temas encontrados nos depoimentos, buscando os núcleos de sentido que compõem a comunicação, cuja presença pode significar alguma coisa para os objetivos analíticos do estudo Para a efetivação das análises em foco foi necessária a leitura do material coletado nas entrevistas realizadas com professores. A interpretação propriamente dita, realizou-se à luz dos referenciais teóricos adotados para o estudo.
RESULTADOS:
RESULTADOS Com relação à observação nas salas de Informática apresentam-se aspectos favoráveis (a; b; c) e desfavoráveis (d; e), apresentados a seguir: (a) a qualidade dos softwares disponibilizados pela SME, possibilitando a criação de diálogos e histórias durante as atividades observadas (b) oferecimento de um curso para a qualificação de professores em Informática Educativa, sendo participante uma das pesquisadoras, convidada por uma das responsáveis pelas salas de leitura-pólo; (c) preparação de monitores como alternativa para orientação dos alunos na sala de Informática; (d) presença de um professor apenas para a orientação dos alunos nas atividades observadas em três escolas (d) falta de infra-estrutura em algumas das escolas observadas, a saber, falta de recursos humanos qualificados em Informática Educativa e/ou licenciamento de professores das salas de aula, incorrendo na necessidade de substituí-los pelos responsáveis das atividades das salas de leitura-pólo, além da insuficiência de recursos materiais. No que se refere às entrevistas: (a) a importância das salas de leitura-pólo, favorecendo as pesquisas solicitadas pelos professores, e a partir do material coletado desenvolver a autoria de textos na sala de Informática e (b) as atividades desenvolvidas nas salas de leitura-pólo das unidades observadas tiveram pleno êxito, reunindo muitas escolas da comunidade na realização de estratégias diversificadas com jornais, livros, revistas, televisão e vídeos.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES Considerando o objetivo geral voltado para a análise das ações desenvolvidas pelos programas oficiais, para a implementação das inovações tecnológicas nas escolas, pontuamos o seguinte (a) a infra-estrutura das salas de Informática é favorecedora, sendo que consideramos positivo para o trabalho posterior com o computador, a colocação de mesas no centro da sala, em uma das escolas, para que os alunos trabalhassem na pesquisa de revistas e livros; (b) o interesse dos alunos nas tarefas propostas e a motivação gerada pelos dispositivos midiáticos; (c) a programação significativa de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação/RJ, a fim de preparar os professores para participarem dos programas que exigissem a familiaridade com a Informática Educativa; contudo, cabe sinalizar que, apesar da variedade de dias e horários oferecidos, a freqüência foi pequena, comparada com o número de professores que necessitam de qualificação; (d) a SME disponibiliza inúmeros materiais para a sala de Informática, entretanto, o tempo disponível para as atividades programadas não é suficiente; (e) a Internet nem sempre pôde ser instalada por motivos operacionais, dificuldade que ultrapassada ampliaria as possibilidades de inclusão digital de crianças e jovens da escola pública.Assim, o discurso nas propostas governamentais sobre a implantação da Informática nas escolas é incisivo, porém foram percebidos entraves expressivos no dia a dia das escolas públicas observadas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  salas de leitura-pólo; Ensino Fundamental; Informática Educativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005