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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física | ||
APRENDER ÓPTICA, APRIMORAR A VISÃO E ENXERGAR O MUNDO | ||
Eliene Silva dos Santos 1, 3 (eliene.ivanna@bol.com.br), Walter Romero Jr. 1, 3, Amanda Vivian Medeiros de Souza 2, Luciano Anderson Frois 2 e Ciclamio Leite Barreto 1, 2 | ||
(1. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matematica - CCET/UFRN; 2. Departamento de Física - UFRN; 3. Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos - SECD) | ||
INTRODUÇÃO:
Atualmente, um dos grandes desafios do ensino de física, consiste em estabelecer um processo de aprendizagem que possibilite ao aluno relacionar os conceitos e modelos científicos com os fenômenos observados na sua vivência. Para que isso se torne possível é necessário que o conhecimento em física deixe de constituir um objetivo único e um fim em si mesmo, e passe a ser compreendido como um instrumento para a compreensão do mundo. Sob essa perspectiva apresentaremos, neste trabalho, uma forma de plano de aula que vem sendo desenvolvida em nosso Grupo de Pesquisa. Incorporados a esses planos de aula, utilizamos textos de apoio e experimentos de baixo custo, que servirão como base para os alunos terem uma oportunidade de associarem o conhecimento cientifico adquirido com o seu cotidiano, verificando também que a física está intimamente ligada a outras áreas do conhecimento. |
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METODOLOGIA:
Com base no estudo da óptica geométrica elaboramos e implementamos uma unidade didática temática baseada em texto de apoio e experimento simples, exemplificando como se calcula o grau em lentes de óculos, com o objetivo de discutir com os estudantes o que fazer para detectar um problema visual (e.g., miopia, hipermetropia etc.) e como é feito para solucionar esse problema. Inicialmente criam-se oportunidades em que os estudantes manifestam seus conhecimentos sobre o tema, respondendo individualmente e depois partilhando em grupos questões previamente preparadas exibidas na lousa. Utiliza-se um texto de apoio cuidadosamente escolhido, através do qual os alunos tomam conhecimento de uma realidade que abranja os problemas visuais. Os alunos são solicitados a responder um questionário previamente elaborado sobre o tema contemplado no texto de apoio, que deve ser lido por ocasião da aula. Em seguida, são solicitadas outras atividades de aula, bem como tarefa extraclasse. Através de atividades adicionais, qualificadas de conexões interdisciplinares ligadas à saúde, à tecnologia e às ciências sociais, exploramos como acontecem diversas doenças visuais, tais como catarata, glaucoma, daltonismo etc., as técnicas físicas utilizadas para suas respectivas compreensão e terapia, e como e por que as pessoas com problemas visuais sofrem preconceitos, discutindo-se ações e omissões para combatê-los. |
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RESULTADOS:
Ao utilizarmos ferramentas que promovam as discussões em sala de aula e façam com que os estudantes construam seus próprios conhecimentos, associando-os ao seu dia-a-dia, possibilitamos uma melhor compreensão do tema a ser estudado. No caso dessa aula, notou-se um maior empenho por parte dos educandos em participar das discussões, assim como verificou-se um melhor rendimento. A iniciativa de chamar a atenção para o fato de que o tema está relacionado com várias áreas do conhecimento fez com que os alunos percebessem que a física não é tão abstrata como parece ser e que ela está ligada ao seu cotidiano até no modo de enxergar o mundo. Na versão apresentada, estes resultados estarão minuciosamente detalhados. |
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CONCLUSÕES:
Usar óculos é um fato comum em nosso cotidiano. Contudo poucos conseguem relacionar, ou mesmo perceber o conteúdo da óptica na realização desse instrumento. A abordagem usada nesse plano de aula favorece uma inter-relação entre defeitos visuais e conhecimento científico utilizado em diagnóstico e terapia. O plano de aula desenvolvido incorpora preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), usando temas unificadores e conexões interdisciplinares, tornando o ensino mais prazeroso e a aprendizagem eficaz. Incorporamos como mote principal o fato de que, com atividades como as desenvolvidas, os alunos tenham mais facilidade em identificar e interpretar as diversas formas de conhecimento de maneira que possam indicar, coletar e absorver e utilizar assuntos dos mais genéricos aos mais específicos, dentro dessa grande malha de informações, tecida no universo individual e no mais abrangente que é a sociedade. |
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Palavras-chave: Óptica Geométrica; Problemas Visuais; PCNs. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |