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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A busca pela qualidade nos cursos de EAD
Viviane de Araújo Lobianco 2 (vyvyaty@ig.com.br), Juliana Maria Alves de Carvalho 1, Vanessa de Moraes 1, Diana dos Santos Abreu 5, Fabiana Santos de Souza 2, Valéria Fernandes 3, Marta Cardoso de Lima da Costa Rêgo 3, Fabrícia da Silva Vellasquez 1, Débora Cristina Oliveira 3 e Raquel Villardi 4
(1. Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; 2. Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; 3. Faculdade de Educação, Graduação a Distância, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; 4. Sub-Reitoria de Graduação - SR1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; 5. Progtama de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de)
INTRODUÇÃO:
Considerando-se a necessidade da substituição do modelo tradicional de Educação à distância, EAD, caracterizado pelo predomínio da informação sobre a formação, por um novo paradigma centrado em uma ação educativa flexível, aberta e interativa, este estudo, em processo no grupo de Pesquisa Leitura e Tecnologia, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vem, desenvolvendo o projeto “Aprendizagem na educação à distância: paradigmas para a formação continuada de professores em rede”. A EAD tem provado ser uma possibilidade concreta de se fazer a educação superior ultrapassar os limites dos centros urbanos, consolidando a exeqüibilidade da educação permanente pelo acesso às novas tecnologias. No caso da formação continuada de professores, o desafio é fazer com que tal formação se constitua em fonte de uma ação pedagógica transformadora, atingindo a ponta da cadeia – a escola básica. O objetivo do presente estudo é, portanto, levantar as possibilidades do binômio “sistema de aprendizagem–material didático” fornecer as condições necessárias para a promoção de uma aprendizagem colaborativa, à distância e com qualidade. Deste modo, a pesquisa fixou categorias que viabilizam o estabelecimento de estratégias educativas capazes de atingir um grande número de pessoas com a maior qualidade possível. Para tal, foi feito o levantamento dos elementos considerados como essenciais para se promover uma aprendizagem colaborativa na EAD.
METODOLOGIA:
A pesquisa configura-se como uma pesquisa-ação, pois, por intermédio do aprofundamento teórico das bases sobre as quais se alicerçam a aprendizagem à distância, busca-se determinar um conjunto de elementos que possam garantir a qualidade da aprendizagem nos cursos na EAD. Foi feito o levantamento dos elementos fundamentais à garantia da qualidade de um curso na modalidade à distância. A seguir, os elementos foram categorizados em dois grupos: sistema e ambiente virtual e material didático; a partir dessa definição, foram levantadas sub-categorias desses elementos. A fase seguinte prevê elaboração de um questionário que deverá ser respondido pela equipe de pesquisadores e por alunos egressos do curso avaliado. Sendo propostas sustentadas por sistemas metodológicos computacionais em rede, duas condições básicas devem ser atendidas: a primeira diz respeito ao material didático, que deve ter como base uma proposta pedagógica que respeite a experiência, o conhecimento prévio e as formas de aprender de cada um; a segunda refere-se às possibilidades de interação viabilizadas pelo sistema. A pesquisa aponta a indefinição das diferentes funções das ferramentas de interação em cursos à distância, pois o que deveria ser um diferencial nos cursos em rede - os modos de utilização das ferramentas que viabilizam um processo educativo mediado por recursos tecnológicos – pode tornar-se um motivo para a desvalorização da EAD.
RESULTADOS:
O que pôde ser verificado, até este momento, foi a necessidade de se ampliar os elementos–chave da categorização, uma vez que a primeira intenção é a de buscar tais pontos em cursos já existentes e comparar os resultados. Somente em uma etapa posterior será definida uma estrutura com os recursos que garantam uma educação à distância verdadeiramente de qualidade. O desafio inicial estaria em, uma vez utilizando a EAD, atender à demanda por educação de qualidade com a humanidade, a inclusão, a dignidade e a competência que tanto se deseja, formando não apenas profissionais, mas cidadãos.
CONCLUSÕES:
Como esta pesquisa encontra-se em processo, só validaremos os elementos que devem ser priorizados na criação de cursos à distância, via rede, quando os questionários forem aplicados aos alunos, à equipe e, por esta, analisados. Há, ainda, a etapa de comparação das duas análises, para que, então, se possa apontar os caminhos que viabilizem a mudança do paradigma do modelo tradicional de EAD, para o de uma educação flexível, aberta e interativa. Ressaltamos que a relevância desta pesquisa é confirmada pela possibilidade de se apontar caminhos mais seguros na EAD, oportunizando, ao professor, uma formação continuada de boa qualidade, com uso de tecnologias da informação e da comunicação. Com base na pesquisa científica, a partir de paradigmas previamente estudados e validados e desvinculada do empirismo que vem caracterizando o setor, pretende-se, com estes estudos, atingir não apenas os professores em formação, mas também, e igualmente, os futuros alunos da escola básica, trazendo, assim, ganhos efetivos para educação como um todo.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  educação; Tecnologia; Qualidade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005