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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
A DIMENSÃO SÓCIO-CRÍTICA DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO SÍTIO NOSSA SENHORA DE LORETO | ||
Juscilene da Conceição Barbosa 1 (juscilenecb@yahoo.com.br) e Sirlene Mota Pinheiro 2 | ||
(1. Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 2. Departamento de Educação I, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.) | ||
INTRODUÇÃO:
A sociedade atual vive uma época da cultura de projetos. Tanto no campo governamental quanto nas esferas privadas e comunitárias da sociedade civil essa palavra tem ganhado força e delineado uma nova metodologia de trabalho. Nas últimas décadas, especialmente nos anos 90 a idéia de um trabalho nas escolas a partir de projetos educativos vem tomando corpo no discurso oficial e em quase todas as instituições de ensino formais e populares. Assim, considerando o significado e a importância dos Projetos Educativos, o presente trabalho teve como objetivos perceber a abrangência social dos projetos desenvolvidos no Sítio Nossa Senhora de Loreto, no intuito de perceber se esses projetos têm contribuído para que os envolvidos tenham uma visão social mais ampla, instrumentalizando-os para uma leitura mais crítica de mundo, relacionando os reflexos que podem demonstrar que esses projetos têm um impacto direto na comunidade. O Sítio de Loreto é uma organização civil que fica na fronteira entre São Luís e São José de Ribamar, atuando junto às comunidades com projetos que objetivam capacitar as lideranças comunitárias e educadores para uma intervenção mais qualificada na luta pela garantia de direitos e ao mesmo tempo desenvolve ações educativas voltadas para o público infanto-juvenil, a exemplo da educação infantil, oficinas de arte-educação, cursos diferenciados para os jovens, como o projeto de inclusão digital, voltados principalmente para fomentar o protagonismo juvenil. |
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METODOLOGIA:
A metodologia utilizada incluiu a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A primeira para a compreensão de uma prática pedagógica orientada por projetos educativos, fundamentados em Freinet, Dewey e Fernando Hernandez, e pelos princípios da educação popular a partir da contribuição da Pedagogia de Paulo Freire. Na segunda, foram empregadas diferentes fontes de informação, utilizando entrevistas, questionários e roteiro de observação como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa teve como ações educativas de referências a Educação Infantil que é conduzida por projetos educativos e o Telecentro Comunitário Negro Cosme, espaço de inclusão digital voltado para pensar a Tecnologia a serviço do desenvolvimento comunitário. Para ser entendido sua abrangência e dimensão sócio-crítica tomou-se, no caso da Educação Infantil, cinco projetos desenvolvidos no ano de 2004, tendo destaque os projetos Raízes Africanas e Cirandiar, e no Telecentro Negro Cosme, o projeto Identidade Juvenil. Nesse processo foram envolvidos: os alunos, educadoras e educadores do Sítio de Loreto, as mães e pais de alunos, lideranças comunitárias e educadores populares de outras instituições da região circunvizinha. Foram observadas as atividades realizadas na própria Instituição e em outros espaços comunitários, bem como o acompanhamento ao planejamento coletivo e por área. |
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RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa apontaram os diferenciais na condução do processo educativo por meio de projetos, quando estes visam instrumentalizar o aluno para a compreensão de conceitos básicos para a interpretação da realidade. Nessa perspectiva as ações pedagógicas evidenciam uma orientação dialógica que confronta a realidade com o conhecimento. Os objetivos vão além de questões puramente técnicas e as metodologias utilizadas também se diferencia de outras práticas. A presença de pessoas da comunidade também se constitui um diferencial e as grandes rodas que são desenvolvidas envolvem alunos, educadores e comunidades. Os projetos resgatam o lúdico e valorizam os saberes dos mestres das comunidades, principalmente os artesãos. Os recursos utilizados, além das fontes oficiais, incluem os escritos feitos pelos movimentos sociais. Dessa forma os projetos têm uma abrangência maior que a dos limites do muro da escola. As educadoras articulam-se com outros setores para ajudar os alunos a perceberem a dinâmica do movimento social. Esse aprendizado não se dá de forma explícita, mas é participando, ouvindo, falando, valorizando sua comunidade que os alunos vão construindo outras referências positivas. No Telecentro Negro Cosme os projetos são construídos coletivamente e expressam a busca de alternativas a partir da própria comunidade, colocando-se as tecnologias de informação e de comunicação a serviço do desenvolvimento humano e comunitário. |
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CONCLUSÕES:
O trabalho realizado no Sítio Nossa Senhora de Loreto seguem uma linha de educação popular que caracteriza as diversas atividades que norteiam sua ação educativa e tem possibilitado a construção de um processo educativo onde os alunos são sujeitos de fato do seu processo educativo, em vista da construção de sua identidade pessoal e social. Os projetos educativos desenvolvidos, tanto na Educação Infantil quanto no Telecentro Negro Cosme, têm contribuído para melhorar a atuação das lideranças nas comunidades através dos diversos momentos formativos que existem na prática desses projetos, ampliando o universo de ação do Sítio e a abrangência dos projetos educativos à medida que a juventude e as lideranças são habilitadas para participarem de outras organizações e movimentos, exercitando o compromisso social e político. A abrangência dos projetos educativos, portanto, não se limitam ao interior do Sítio, mas expande-se para outras atividades mais gerais em parceria com outros movimentos sociais. No acompanhamento às comunidades, ao desenvolverem os projetos educativos, especialmente no Telecentro, educadores do Sítio desenvolvem ações sociais que incluem a formação política contínua e a busca de alternativas como a organização de grupos de Economia Solidária e da saúde popular, ações essas que vão ao encontro das necessidades gritantes dessa realidade e que visam a construção de uma consciência cada vez mais política da realidade social. |
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Palavras-chave: Projetos Educativos; Dimensão sócio-crítica; Conscientização. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |