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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas | ||
A LÍNGUA INGLESA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O FORMAÇÃO DO CIDADÃO ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA | ||
Klenie Synara Ramos da Silva 1 (synarajp@yahoo.com.br), Verônica Irene de Sá Leitão 1, Suely Maris Saldanha 1, Jóse Elizaldo do Carmo Arruda 1 e Maria da Luz Laurentino da Silva 1 | ||
(1. Centro de Ensino Experiemental Ginásio Pernambucano, Recife-PE) | ||
INTRODUÇÃO:
A prática interdisciplinar na sala de aula leva o professor a perceber as diferenças entre as disciplinas, a incompletude de uma única disciplina para dá conta de uma situação-problema e, ao mesmo tempo, a potencialidade de integração entre as mesmas buscando atingir um objetivo comum (Pereira, 1991). Além disso, visto que se deve “trabalhar as linguagens não apenas como forma de expressão e comunicação, mas como constituidoras de significados, conhecimentos e valores” (PCNEM, p.87); e que a aproximação das situações de aprendizagem à realidade pessoal cotidiana dos alunos, entre outras, permite estabelecer de maneira clara, várias relações entre línguas estrangeiras e demais disciplinas, desenvolvemos uma oficina interdisciplinar envolvendo Inglês, História e Português, através da seguinte situação-problema: “A partir dos aspectos socioambientais identificados nas oficinas interdisciplinares cuja temática abordou o Rio Capibaribe, como melhorar a qualidade de vida da comunidade recifense?”. |
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METODOLOGIA:
As atividades da Oficina Pedagógica Interdisciplinar (OPI) foram construídas pela relação entre “patrimônio e turismo”, realizada pelos 320 alunos do 1º Ano do Ensino Médio do CEEGP, compreendendo quatro momentos de 5 h/aula cada; sendo dois momentos para a construção de conceitos e dois para elaboração dos produtos finais, envolvendo o componente curricular Língua Inglesa, História e Português. A Escola Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano está situada às margens do rio Capibaribe no centro de Recife. Essa localização permitiu visitas in loco aos patrimônios do Recife que se situam no entorno do Rio Capibaribe. No retorno à Escola aconteceram debates nas salas de aula convergindo para a situação-problema apresentada como eixo condutor da oficina interdisciplinar. Em relação a disciplina de História foram focados os conceitos de patrimônio e importância histórica. Em relação a Língua Inglesa foi discutido a relação “patrimônio e turismo” (vantagens e desvantagens). Em Português foi trabalhada a estrutura do gênero textual folder. Em seguida os alunos desenvolveram pesquisas na Internet sobre os patrimônios previamente selecionados e sua importância para o turismo, onde foram estimulados a produção de folders em Português e Inglês. |
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RESULTADOS:
Tivemos como resultado não só a Produção de folders informativos que buscou contemplar, preservar, promover e divulgar os patrimônios não só na língua materna, como é o caso de língua portuguesa, mas na língua de comunicação internacional, que é o caso da língua inglesa, visto que os patrimônios visitados não dispunham deste material, como também os alunos identificaram os patrimônios históricos como riqueza da cidade do Recife, sugerindo que essas riquezas devem ser exploradas de maneira mais articulada ao desenvolvimento do potencial turístico da cidade, uma vez que elas influenciam na melhoria da qualidade de vida do recifense através da ampliação das fontes de renda e da geração de emprego. Além disso, aprenderam uma tecnologia que trata da produção de folders. |
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CONCLUSÕES:
Trabalhar de forma interdisciplinar diante de uma situação-problema facilitou a aproximação e discussão das três diferentes disciplinas e a resolução parcial da situação em tela. Houve trocas significativas entre os alunos, entre professores – alunos, e professores – professores. Além disso, os alunos adquiriram uma compreensão mais ampliada da situação-problema o que não seria possível se cada disciplina trabalhasse isoladamente, garantindo, assim, uma formação integral do cidadão. |
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Palavras-chave: Língua; Interdisciplinaridade; Patrimônio Histórico. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |