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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
A CAPOEIRA: ABORDAGENS E IMPLICAÇÕES NO DESVENDAR DE UMA HISTÓRIA
Suelem Lima Benicio 1 (suelem_unesp@yahoo.com.br)
(1. Depto. de Sociologia e Antropologia, Universidade Estadual Paulista - UNESP.)
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista as enormes influências africanas na formação cultural do Brasil, tentamos a partir da análise da capoeira identificar trechos da história e da organização social, política e cultural desses povos e seus descendentes em território brasileiro, sem perder de vista que essa inserção se deu num contexto de colonização e escravização desses povos.
Para isso, entendemos a capoeira como uma manifestação sócio-cultural, portanto, dinâmica, visto que se encontra inteiramente relacionada com o seu meio de ocorrência e com a posição de seus sujeitos (os capoeiras) no interior da sociedade em questão, pois partimos do pressuposto que a capoeira constitui-se para além de um elemento cultural e de resistência, mas antes num espaço de socialização, conseqüentemente um espaço que propicia uma identidade de grupo.
METODOLOGIA:
A metodologia aqui empregada consistiu de levantamento bibliográfico, organização e análise do material encontrado, onde procuramos identificar dentro da produção já existente as várias interpretações sobre a capoeira, tentando apreender os seus significados mais amplos sem deixar de pontuar também seus aspectos mais relevantes.
RESULTADOS:
A análise realizada pode apontar entre outras coisas para duas diferentes abordagens sobre a capoeira, que não são excludentes nem se sobrepõem, mas ao contrário acabam se completando, visto que não podemos esquecer o caráter plural da capoeira que se constitui em dança, luta e jogo. Alguns estudiosos como Letícia Vidor de Sousa Reis que escreveu "Negros e Brancos no Jogo da Capoeira: a reinvenção da tradição" destacam seu o lado mais lúdico, com o objetivo de buscar as origens e as influências culturais presentes nessa prática. Outros privilegiam o seu caráter mais sócio-cultural, ou seja, a relação da capoeira com o tempo histórico que a contém, seu poder de contestação e de interferência no desenrolar dessa história, como exemplo podemos citar o trabalho de Carlos Eugênio Líbano Soares "A Capoeira Escrava e outras Tradições Rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850)".
CONCLUSÕES:
Os estudos que temos sobre a capoeira, remonta o seu processo histórico de forma mais contundente a partir do século XIX, o que é permitido até mesmo pelo maior número de fontes existentes. Contudo, mesmo assim nos é possível dizer que a capoeira esteve presente em todo o processo histórico do Brasil, porém, as várias leituras e utilizações que se fazem da mesma muda em diversos momentos de acordo com o contexto sócio-cultural e político ao qual esta inserida, verifica-se isso quando ao percorrermos o seu processo histórico encontramos uma capoeira que se caracterizou desde prática criminal até símbolo de esporte nacional. Podemos, a partir disso concluir da relevância dos estudos referentes a capoeira e da necessidade de mais trabalhos que explorem o tema, pois, é indiscutível a contribuição que estes podem trazer para nos ajudarmos na compreensão da forma como se deu e continua a se dar a organização do povo africano e seus hoje descendentes em contexto nacional.
Instituição de fomento: PROEX/UNESP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Capoeira; Afro-brasileiros; Cultura/Identidade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005