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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A POSTURA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN DIANTE DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
Monica da Silva Gomes 1 (monicamossoro@yahoo.com.br)
(1. Depto. de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN)
INTRODUÇÃO:
A violência e a intolerância têm sido as relações mais recorrentes entre as formas de organização social, econômica e cultural do século XX e início do século XXI. E a escola se apresenta como uma das instituições mais atingidas pela violência social, já que a indisciplina escolar é uma das queixas mais freqüentes de pais e professores (Aquino, 1996). Diante do exposto, e perante a necessidade de encontrar respostas para essa realidade, colocou-se em diálogo os conceitos de indisciplina na escola, numa escola pública, localizada na periferia da cidade de Mossoró-RN, no intuito de verificar quais as idéias da comunidade escolar sobre o assunto, objetivando a implementação de medidas interventivas nessas situações, contribuindo de forma significativa, para melhoria do processo ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
Após levantamento bibliográfico, foi elaborada uma entrevista, que permitiu a coleta das opiniões e sugestões sobre a temática. Os alunos foram observados, verificando o interesse e participação nas atividades desenvolvidas na sala de aula, bem como o relacionamento dos mesmos com os professores.
RESULTADOS:
Os dados coletados revelaram que os docentes pesquisados conceituam a indisciplina como desrespeito às regras da sociedade, e a família foi apontada como a principal responsável por isso, já que as mesmas em sua maioria, não impõem limites necessários à vida social. E insistir no cumprimento das regras, ainda é a melhor forma de combater esse problema na escola, bem como a participação ativa da família na vida escolar. Já os alunos atribuem as causas indisciplinares aos docentes, por exigirem demais, não compreendem que eles necessitam falar o que pensam sobre determinados assuntos abordados na sala de aula.
CONCLUSÕES:
Constatamos que determinadas práticas pedagógicas contribuem para aumentar o número de casos de indisciplina nas escolas. Já que a maioria dos docentes entrevistados, atribuem somente aos alunos as causas pela indisciplina escolar, sem considerar que as crianças das classes populares sentem dificuldades de se adaptar as regras estruturadas pela escola, que são diferentes daquelas que regem suas famílias. Com isso, a diferenciação de valores provoca conseqüências negativas na ambiente escolar. A mediação professor-aluno é indispensável para criar um clima de tolerância e aceitação mútua, porque leva o aluno, a compreender e aderir as regras do jogo pedagógico, voluntariamente. Contribuindo assim para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  indisciplina; escola; regras.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005