IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
DESTRUIÇÃO DA CARTILAGEM ARTICULAR EM RATOS WISTAR MACHOS (Rattus norvegicus) (MAMMALIA; RODENTIA), AVALIAÇÃO DA DEPLEÇÃO DE PROTEOGLICANAS E A INTERFERÊNCIA DO LASER DE ARSENETO DE GALIO
Débora Gualtieri 1 (degualtieri@bol.com.br), Cristina da Cruz Franchini 2, Maria José Misael da Silva Morsoleto 3, Júlio Valentim Betioli 4, André Luiz Guimarães 5, Izabela Damasceno e Souza 6 e Priscila Maria Diegues 7
(1. Faculadade de Farmácia, Unesp - Araraquara; 2. Faculdade de Farmácia, Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS; 3. Faculadade de Fisioterapia, Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS; 4. Faculadade de Biologia, Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS; 5. Faculdade de Farmácia, Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS; 6. Faculadade de Fisioterapia, Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS; 7. Faculadade de Farmácia, Unesp - Araraquara)
INTRODUÇÃO:
Através de indução de artrite reumatóide, obteve-se um modelo experimental de artrite degenerativa que foi submetida à irradiação de laser terapêutico de baixa potência. A artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica de etiologia desconhecida, que desenvolve um processo inflamatório crônico não específico nas articulações, principalmente na articulação do joelho. A artrite reumatóide prevalece no sexo feminino, e a indução é feita através de injeção intrarticular de essência de turpentine. Apresenta sinais clínicos de um processo inflamatório comum como: calor, tumefação, dor articular e rubor na articulação. Esse estudo teve por finalidade produzir um modelo experimental de artrite reumatóide, avaliar a destruição da cartilagem articular através da depleção de proteoglicanas, tratar este processo reumatóide induzido com Laser AsGa, com o propósito de reverter o processo inflamatório e reconstruir o tecido ósseo e cartilaginoso que foram danificados.
METODOLOGIA:
Utilizou-se 18 ratos, Rattus norvergicus, wistar machos com 60 dias, pesando em média 170g, divididos em 3 grupos, com 6 ratos cada: G.I: Grupo Controle, G.II: Grupo com artrite reumatóide induzida sem tratamento, G.III: Grupo com artrite reumatóide induzida e submetido a insonação de Laser de Arseneto de Gálio, com comprimento de onda de 904 nm, potência de 250 Watts, área de indução 0,2m2, energia 4 J, durante 56 seg. Os mesmos foram separados em gaiolas próprias para roedores, com água e comida ad libidum. Utilizou-se para o sacrifício e anestesia, hidrato de cloral a 10%(0,4 ml para cada 100 g). A indução intrarticular foi realizada com essência de turpentine, nas quantidades de 0,2 mL, no joelho direito. O período de tratamento foi de 3, 7 e 14 dias. Os roedores foram submetidos a punção sangüínea cardíaca, e laser de baixa freqüência. O grupo de animais irradiados com Laser terapêutico, recebeu doses de 0,2 j/cm2, por 46 segundos, durante 14 dias. Para determinação do cálcio ionizado, utilizou-se animais controle e, animais com 3, 7 e 14 dias de inoculação com essência de turpentine. Realizou-se coleta de sangue para determinação do cálcio ionizado sérico. O cálcio total foi dosado por método colorimétrico automatizado em equipamento Cobas Mira Plus – Roche. Para o sacrifício, aprofundou-se a anestesia.
RESULTADOS:
Ocorreu indução da artrite reumatóide a partir do 7º dia de infiltração da essência de turpentine. Constataram-se sinais característicos de inflamação como: dor, aumento de diâmetro articular, limitação de ADM (ângulo articular de movimento),e presença de nódulo de artrite reumatóide. A análise estatística mostrou resultados significativos (p<0,05) quanto à relação: aplicação de laser com artrite reumatóide induzida, e elevação de íons cálcio na corrente sangüínea.
CONCLUSÕES:
A essência de turpentine produziu depleção de proteoglicanas na matriz extracelular da cartilagem articular em joelhos de ratos. A aplicação do Laser terapêutico foi positiva. A indução de artrite reumatóide degenerou e diminuiu o espaço articular do joelho da pata posterior direita. Após a aplicação do Laser terapêutico, ocorreu aumento da mobilidade articular e mobilização de cálcio no reparo do tecido ósseo, aumentando em 20% a taxa de cálcio no sangue.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Proteoglicanas; Artrite reumatóide; Laser terapêutico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005