|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
EAD: PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA E INTERNET | ||
Diana dos Santos Abreu 2 (dinhaabreu@yahoo.com.br), Fabrícia Vellasquez 3, Vanessa de Moraes 3, Juliane Maria Alvez de Carvalho 3, Viviane de Araújo Lobianco 1, Fabiana Santos de Souza 1, Raquel Marques de Villardi 4, Marta Cardoso de Lima da Costa Rêgo 1, Valéria Fernandes 1 e Marcos Antônio Silva 1 | ||
(1. Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; 2. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, UERJ; 3. Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; 4. Sub-Reitoria de Graduação, SR-1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; 5. Faculdade de Educação, Graduação a Distância,Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente estudo apresenta-se no âmbito do projeto “Aprendizagem na Educação à Distância: paradigmas para formação continuada de professores em rede”. Nosso objetivo é o levantamento de elementos que precisam ser priorizados, tanto na arquitetura e no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, quanto na elaboração e na utilização do material didático, de modo a oferecer experiências de aprendizagem colaborativa que se traduzam como avanço cognitivo para os alunos. Segundo Pierre Lévy, “até o começo do século XIX, a maior parte dos franceses não sabia ler, mas mesmo assim a escrita era, havia há muito, a tecnologia intelectual motriz no plano tanto imaginário como religioso, científico ou estético” Lévy (1998). Assim, também a informática incorpora-se à vida no virar do milênio, mesmo que seus modos e seus usos ainda sejam privilégios de uma casta de iniciados da sociedade brasileira. Com a mediação digital e, especificamente, com o uso da internet remodelando certas atividades cognitivas fundamentais que envolvem a linguagem, a sensibilidade, o conhecimento e a imaginação inventiva, o indivíduo vê-se, hoje, diante de novas exigências a sua inclusão social, uma vez que não tendo desenvolvido habilidades e competências necessárias ao uso dessa ferramenta do computador, tem limitada a sua participação nos processos sociais –um entrave ao efetivo exercício da cidadania. |
||
METODOLOGIA:
O homem contemporâneo, ainda que integrado à cultura letrada, tem tido de lidar com muitas dificuldades oriundas da forma como a tecnologia tem permeado a vida cotidiana, seja pela peculiaridade de seus códigos, seja pelo número de informações que rapidamente se tornam obsoletas, cedendo lugar a outras tantas, mais atualizadas. Tais dificuldades já se apresentam enormes para quem tem intimidade com os mais diversos tipos de linguagem, pois a informática “com suas ferramentas: seres materiais, estruturas lógicas ou linguagens formais” (Lévy-1998), encontra-se na esfera do muito a aprender. As dificuldades se agravam substantivamente para o indivíduo que ainda não dominando códigos mais habituais, como por exemplo, o verbal escrito, vê-se diante de novos vetores de comunicação que associam elementos orais e uma estilização ideográfica. Considerada como um dos meios de inclusão social, a Educação vive, hoje, um momento de mudanças de paradigmas diante de uma sociedade letrada e tecnológica, que demanda um novo perfil de cidadão. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, por estar buscando a definição de um conjunto de elementos que garantam a qualidade da aprendizagem nos cursos de EAD, através do aprofundamento teórico das bases sobre as quais se alicerça a aprendizagem à distância, podendo chegar a um novo paradigma nessa modalidade. Para isso, testaremos esses elementos, aplicando um questionário junto aos egressos dos cursos que compõem a amostra. |
||
RESULTADOS:
Já foi possível verificarmos que, se antes, a EAD era utilizada para oferecer escolaridade básica em curto espaço de tempo a indivíduos que, por inúmeras razões, não tiveram acesso ao ensino presencial convencional, hoje, a concepção que se tem de EAD vem gerando uma verdadeira revolução nas instituições de ensino superior, fazendo-as repensar o antigo modelo pedagógico elaborado para atender a uma sociedade industrial. A Educação à Distância, com o uso das ferramentas tecnológicas, especialmente da Internet, vem se apresentando como uma possibilidade de fazer a educação superior ultrapassar os limites dos centros urbanos, alargando a oferta de uma educação de boa qualidade à população. Na busca por esta qualidade, partirmos da revisão bibliográfica utilizada e categorizamos os elementos que precisam ser priorizados, tanto na arquitetura e no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, quanto na elaboração e na utilização do material didático de acordo com dois grupos básicos: sistema (relativos à arquitetura e à utilização) e material didático (relativos à elaboração e a utilização). A partir deste ponto, foi construída uma tabela de categorias e sub-categorias que servirão de base para que posteriormente possamos analisar dois cursos de extensão, a partir dos elementos por nós pré-definidos. |
||
CONCLUSÕES:
Não há como negar a importância da Educação a Distância, principalmente para países de grandes dimensões territoriais em que a educação e a formação profissional estão concentradas nos centros urbanos, alimentando, assim, o processo de exclusão social. Como nossa pesquisa encontra-se em processo, só validaremos os elementos a serem priorizados na criação de cursos à distância, via Internet, quando os questionários forem aplicados aos alunos e analisados.Entendemos que, somente a partir desta análise, será possível apontar caminhos para ultrapassar o modelo tradicional de EAD na busca de uma educação flexível, aberta e interativa, permitindo, assim, que o binômio sistema de aprendizagem/material didático forneça as condições necessárias para a promoção de uma aprendizagem colaborativa, à distância e com qualidade. Os estudos já realizados pela equipe levam a concluir que, além do professor-tutor, é necessário que o sistema utilizado viabilize tanto a aprendizagem quanto a interação, num espaço em que a construção do conhecimento favoreça a autonomia dos participantes |
||
Instituição de fomento: CNPq | ||
Palavras-chave: Educação a Distância; internet; cidadania. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |