IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AVALIAÇÃO DO GRAU DE IRRADIAÇÃO E REFLEXIBILIDADE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DOS NOVE ANOS DE EXISTÊNCIA DO GRUPO PET NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Aline Danieli da Silva 1 (alinedanieli@al.furb.br), Andressa Franzoi Sgrott 1, Carolina Melo Fernandes Gomes 1, Christina Venzke Simões de Lima 1, Fernanda Nunes Faria de Lima 1, Gabriela Brandes Müller 1, Josias Alan Rezini 1, Juliane Andressa Chicatto 1, Paula Santangelo Stringari 1 e Zelinda Maria Braga Hirano 1
(1. Departamento de Ciências Naturais/ Universidade Regional de Blumenau/FURB)
INTRODUÇÃO:
A Universidade Regional de Blumenau implantou em 1996 um grupo PET (Programa de Educação Tutorial), este programa foi estruturado para funcionar através de grupos de aprendizagem, onde os alunos pudessem desenvolver atividades coletivas e individuais. Desde então vem cumprindo os objetivos de intensificar a vida acadêmica, por meio da participação e organização de atividades que envolvam pesquisa, ensino e extensão, além de estimular o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, complementar o conhecimento na área de atuação, visando à formação de um profissional de alto nível e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento dos demais alunos do curso à que ele está vinculado. Sendo assim o presente trabalho tem por objetivo avaliar o grau de irradiação e reflexibilidade das atividades desenvolvidas ao longo dos nove anos de existência do grupo PET no Curso de Ciências Biológicas.
METODOLOGIA:
Foram selecionadas atividades que apresentaram continuidade ao longo dos nove anos, sendo avaliado o índice de participação de acadêmicos e da comunidade, de um modo geral, através de listas de presença. As atividades realizadas foram: Intervalo Científico, Cine Bio, Palestras, Universidade Aberta, Cursos e Painel Itinerante.
RESULTADOS:
Das seis atividades, cinco tiveram continuidade, apenas o Cine Bio foi cancelado devido à necessidade do pagamento dos direitos autorais dos filmes a serem apresentados. As atividades que apresentaram continuidade, quando comparadas à participação entre o primeiro e o último ano, mostraram um aumento de 26,54 % 1,99%, 117,11% 60% e 77,26% na participação nas atividades Intervalo Científico, Palestras, Universidade Aberta, Cursos e Painel Itinerante respectivamente. As variações observadas devem-se aos seguintes fatores: os acadêmicos tornaram-se mais críticos com o passar dos anos; um maior conhecimento das atividades PET pela comunidade com reconhecimento do teor cientifico integrado as mesmas, os temas abordados nas atividades serem atuais e científicos. A baixa variação na participação em palestras deve-se ao fato desta atividade ser de ocorrência comum na Universidade e ocupar pouco tempo dos acadêmicos e ser a mesma sempre de obrigatoriedade, não representando um reflexo do papel do pet no desenvolvimento acadêmico. Os dados mostram um reflexo do interesse acadêmico e da comunidade pelas atividades realizadas.
CONCLUSÕES:
Os projetos de Extensão do grupo PET/Biologia/FURB, tais como estes apresentados, foram de suma importância tanto para o desenvolvimento e aprendizagem dos acadêmicos, quanto para informar a comunidade, mostrando valores científicos, práticos e realistas.
Instituição de fomento: Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave:  PET/Biologia; atividades extracurriculares; atividades acadêmicas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005