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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO NA INTERAÇÃO EM AULAS DE HISTÓRIA
Bianca Nogueira da Silva 1 (bia_nog@hotmail.com) e Rosane Maria Alencar da Silva 1
(1. Depto. de Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal Rural de Pernambuco)
INTRODUÇÃO:
A educação, se analisada apenas pelo prisma da aquisição de saberes, pode nos parecer latente ao senso comum. Porém, se compormos a ela o contexto histórico que envolve o processo educacional e as suas múltiplas formas e vivência, teremos uma complexa e atraente temática. Nesse sentido, a nossa proposta é observar o processo de construção do conhecimento em salas de aula de História. A pesquisa insere-se na perspectiva da Análise Conversacional de origem etnometodológica (Sacks, 1967). Tal abordagem tem como ponto de partida o princípio de que, as pessoas ao realizarem suas atividades interagem produzindo suas contribuições metódica e ordenadamente, esperando que os parceiros as percebam desse modo e assim possam entendê-las.
METODOLOGIA:
Dessa forma, concebendo conhecimento científico como um conhecimento constituído nas práticas sociais por um processo interativo de vários interagentes, concebidos como objetos de saber que não existem a priori das práticas discursivas, mas emergem dessas práticas (Alencar, 2004) o estudo empírico compreendeu a observação e registro em vídeo de aulas de História em cursos universitários. Nossos objetivos foram: a) descrever e analisar os métodos e procedimentos utilizados pelos participantes na construção coletiva do conhecimento e b) analisar os procedimentos de categorização dos participantes utilizados em interação. A transcrição dos dados videografados foi realizada tendo por base a seqüencialidade e temporalidade da interação e a organização da própria atividade. A análise dos dados foi realizada focalizando: a) a trajetória discursiva dos conceitos apresentados e discutidos durante as aulas e b) a seleção e o tratamento dado às categorias pessoais durante a atividade.
RESULTADOS:
Durante nossa pesquisa pudemos observar quanto ao processo de construção do conhecimento
a) um processo contínuo de transformação dos conceitos apresentados e discutidos em sala de aula pelos participantes e; em relação às categorias selecionadas
b) um processo constante de recategorização dos participantes durante a interação.
CONCLUSÕES:
Em síntese, os dados apontam para a concepção de conhecimento como constitutivo nas práticas sociais. Essas práticas são remetidas a um processo histórico de formação do indivíduo e da coletividade. Espera-se contribuir no quadro mais geral da teoria social na consideração da dimensão interativa – das contingências – no estudo das práticas sociais e, mais especificamente ao debate referente a uma concepção de ciência e de conhecimento científico como prática social que se constitui na e pela interação e enfraquecer a idéia de uma ciência que se realiza através de um discurso “puro”, constituído por enunciados de ordem teórica e técnica.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ANÁLISE CONVERSACIONAL; INTERAÇÃO; ENSINO DE HISTÓRIA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005