IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
Contribuições da Aprendizagem Individual para a Formação da Aprendizagem Organizacional. Um Estudo Exploratório em Concessionárias de Veículos Nacionais na Cidade de Londrina
Jose Bernardo Costa Neto 1 (istoeunaopossodizer@yahoo.com.br), Luciano Munck 1 e Marli de Lourdes Verni 1
(1. Depto. de Administração, Universidade Estadual de Londrina - UEL; 2. Depto. de Administração, Universidade Estadual de Londrina - UEL; 3. Depto. de Administração, Universidade Estadual de Londrina - UEL)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a influência da aprendizagem individual na aprendizagem organizacional. A necessidade de realização de pesquisas empresariais no campo da aprendizagem organizacional surge, principalmente porque, no contexto atual o foco competitivo das organizações está no fator humano e também no entendimento de que a aprendizagem organizacional envolve a aquisição de conhecimento, resultando ou não em novo comportamento.
METODOLOGIA:
A abordagem da pesquisa foi essencialmente qualitativa, restringindo-se a empresas de grande porte e se constituiu em um estudo de caso em revendas de veículos em Londrina-Pr. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas baseadas no modelo LSI (Learning Inventory Style) de Kolb (1978) e aplicadas a diretores e gerentes das referidas empresas.
RESULTADOS:
Os resultados do estudo revelaram que nos cargos estratégicos há predominância de indivíduos voltados ao estilo de aprendizagem “observação reflexiva”. Representando uma análise constante das decisões tomadas .
CONCLUSÕES:
Contudo, o uso e a distribuição equilibrada dos quatro estilos propostos por Kolb (1978) e Starkey (1997) seria o ideal a ser alcançado , não encontrando fundamento nas empresas pesquisadas.
Instituição de fomento: PIBIC/ CNPq/ UEL
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Aprendizagem Organizacional,; Gestão de Pessoas; Aprendizagem Individual.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005