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A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação | ||
TUTORIAL DE LÓGICA: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO | ||
Irma Bittencourt de Carvalho 1, Priscila Carolina Silva 1, Renato Oliveri Mariscal 1, Marcelo Santos do Nascimento 1 e André Luis Lapolli 2 | ||
(1. Graduando de Ciência da Computação das Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU; 2. Professor das Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU) | ||
INTRODUÇÃO:
O aperfeiçoamento do ensino é um processo contínuo que se desenvolve de geração em geração. Este processo se caracteriza na incorporação de novos descobrimentos científicos que o homem vai introduzindo no dia a dia. Por este motivo, este trabalho surgiu, com o eixo centrado na informática, uma das mais novas ciências da humanidade e uma das últimas que vem incorporando o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho foi motivado a partir preocupação do orientador em melhorar o aproveitamento dos alunos nas diversas da área de ciências bem como uma alternativa para facilitar a aquisição de conceitos básicos nestas disciplinas tanto para alunos ingressantes no curso superior como os que já vêm cursando disciplinas mais avançadas. Portanto, objetivo deste trabalho é desenvolver um Tutorial de Lógica de baixo custo e alta flexibilidade para o aluno ingressante ou veterano da universidade, que permita o acesso remoto ou não com requisito de possibilitar a aquisição de conhecimento ou eliminar dúvidas de uma forma simples, prática e amena. |
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METODOLOGIA:
O trabalho é baseado em quatro modelos informático-pedagógicos já conhecidos que são: Modelo do Aluno, Modelo do Especialista, Modelo do Software e Modelo do Comunicador. O Modelo do Aluno possui as seguintes características: os objetivos cognitivos que o aluno possui e adquirirá antes e após a utilização do produto respectivamente; as características psíquicas e físicas que o educando possui e adquirirá antes e após a utilização do software respectivamente; uma retroalimentação contínua e instantânea, que se baseia nos objetivos parciais que o aluno vai adquirindo; uma velocidade de avanço que depende das características individuais de cada estudante. Para construir o Modelo do aluno, o especialista deve responder a pergunta: para que e para quem se projetará o sistema? Baseado nestes requisitos foi realizada uma pesquisa com alunos visando suas necessidades em função da disciplina escolhida. Desta forma, foi possível determinar o Modelo do Aluno adequado para este trabalho. Os outros quatro modelos são construídos com base no Modelo do Aluno, permitindo, desta forma, uma integração entre os mesmos. |
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RESULTADOS:
O Tutorial de Lógica apresentado foi desenvolvido com base no software nas ferramentas: XHTML, XML, XSL, CSS, FLASH e JAVASCRIPT, onde foi possível integrar texto, figuras, animações, vídeo e sons com o intuito de facilitar a interação do usuário, atrair sua atenção além da proposta pedagógica de um processo de aprendizagem simples, prático e ameno, sendo também possível para simples consulta. Este tutorial é composto de seis capítulos intitulados: Introdução Histórica; Lógica Proposicional; Operadores Lógicos Sobre Proposições; Técnicas Dedutivas; Quantificadores e Glossário, contendo a parte teórica e questões relevantes para o acompanhamento do processo de aprendizagem, conforme metodologia descrita. Além disso, possui uma avaliação on-line personalizada que permite verificar o nível de aprendizagem do educando. |
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CONCLUSÕES:
De acordo com o exposto na introdução, baseado em pesquisa informal e na vivência do professor (20 anos de experiência) e alunos (que já participaram da disciplina), desenvolveu-se o Tutorial de Lógica conforme exposto. Foram feitos os primeiros testes com professores e alunos de ensino superior. Baseado nas observações preliminares foram feitas as modificações necessárias como algumas figuras e animações, acompanhando o avanço tecnológico, facilitando-se o processo de comunicação. A estrutura pedagógica mostrou-se plenamente adequada bem como a tecnologia informática bem atualizada. Constatou-se nas últimas avaliações que este Tutorial satisfaz plenamente os objetivos para o qual foi desenvolvido. Futuramente, o grupo pretende desenvolver outros tutoriais, enriquecendo o mercado não apenas com mais um meio de aprendizagem, mas uma forma poderosa para o ensino em todas as áreas do conhecimento humano. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: lógica; tutorial; informática. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |