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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ANÁLISE DE AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CÍRCULOS DE CULTURA VIRTUAL
Tânia Saraiva de Melo Pinheiro 1 (tsmp@uol.com.br), Ana Cláudia Mendonça Pinheiro 1, Fernando Lincoln Carneiro Leão Matos 1, Janete Barroso Batista 1, Regina Santos Young 1 e Hermínio Borges Neto 1
(1. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará-UFC)
INTRODUÇÃO:
Trabalhar com Educação a Distância em comunidades rurais, respeitando os preceitos da Educação Popular foi o desafio lançado ao grupo de pesquisa responsável pela área de EaD do projeto CRID-Centros Rurais de Inclusão Digital. O projeto de pesquisa e extensão CRID consiste em laboratórios de informática conectados à internet implantados em área de Projetos de Assentamento (P.A) de reforma agrária almejando a apropriação da cultura digital pela comunidade. Em um contexto de desenvolvimento social e pessoal, econômico e cultural oferece atividades de formação de gestores de laboratório, inclusão digital, informática educativa e educação a distância-EaD. Foi idealizado e executado como projeto de extensão do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação/UFC, tem como parceiros o Incra/CE, o BNB além do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural-NEAD/Ministério do Desenvolvimento Agrário. Este estudo refere-se à dimensão EaD do projeto CRID, especificamente no aspecto relacionado à análise da adeqüabilidade do uso da Plataforma TelEduc Multimeios como infra-estrutura para Círculos de Cultura Virtual-CCV. O CCV é parte da Metodologia Multimeios para EaD no projeto CRID, inspirada em proposta de Círculo de Cultura de Paulo Freire e de seu trabalho em educação popular. O TelEduc é um ambiente para EaD na UNICAMP e TelEduc Multimeios corresponde à sua versão instalada no Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação/UFC.
METODOLOGIA:
A investigação teve inicialmente caráter exploratório, visando identificar as principais questões que diferenciariam o uso do TelEduc nos cursos já promovidos pelo Laboratório Multimeios em ambientes acadêmicos, do seu uso no CCV em um contexto de educação popular, como é o caso do projeto CRID. Em sua fase descritiva, a investigação buscou evidenciar as potencialidades e limitações do uso do TelEduc em CCVs. Os dados resultantes foram levantados mediante as entrevistas (presencial, por correio eletrônico e por bate-papo online) com participantes de um CCV residentes em um Projeto de Assentamento no Ceará, e da observação empírica e sistemática conseqüente da participação dos autores e co-autores neste CCV. A Metodologia Multimeios para EaD no projeto CRID consiste de cinco etapas: formação de grupos e avaliação diagnóstica; círculo de cultura virtual; sistematização do material de trabalho; preparação da ação; acompanhamento da ação. CCVs não são uma aplicação direta dos Círculos de Cultura de Paulo Freire, apesar de nestes se inspirarem, devido à natureza da internet e do ambiente de EaD utilizado. Como os recursos disponíveis no TelEduc possuem grande impacto no desempenho do CCV, e precisavam ser cuidadosamente analisados. Visando evitar que se induzisse, desapercebidamente, modificações no Círculo de Cultura para adaptá-lo ao TelEduc, a análise considerou alguns recursos disponíveis na Plataforma Moodle, também disponível no Laboratório de Pesquisa.
RESULTADOS:
O resultado da análise foi estruturado em três grupos: fase preparatória, execução do CCV, e questões complementares. Na fase de preparação do CCV observou-se no TelEduc, com a devida justificativa: ser inadequada a necessidade do usuário ter que fazer novo procedimento de cadastro para cada novo CCV que participe, devido às dificuldades inerentes desta etapa; ser favorável a forma como os participantes se apresentam para o grupo; toda a nomenclatura utilizada, destacando-se o grande comprometimento para o resultado do trabalho o uso da palavra “curso” no ambiente, de maneira não flexível, pois faz o participante adotar uma postura clássica de “aluno que só recebe conhecimentos”, em vez de participante ativo de uma atividade dialógica como o CCV; também foram analisadas as restrições de acesso às áreas do ambiente e ausência de recursos visuais. No segundo grupo de características analisadas, Execução do CCV, destacaremos aqui apenas a análise da ferramenta fórum que se mostrou insatisfatória por não dar suporte fácil ao uso de elementos visuais, não possuir agrupamento por tópicos nem controle adequado do que é lido ou não; novos textos são desmarcados quando o usuário sai do ambiente, mesmo sem tê-los lido. As questões complementares observadas referem-se ao controle de acesso ao ambiente, riquíssimo no caso do TelEduc, e a falta de informação de quem está on-line em determinado momento.
CONCLUSÕES:
A análise apresentada visou extrair do Ambientes TelEduc Multimeios, utilizando-se de algumas comparações com o Moodle Multimeios, o máximo que poderia oferecer à execução de Círculos de Cultura Virtuais e, ao mesmo tempo, fornecer diretrizes para grupos que disponham de equipes de desenvolvimento possíveis modificações a serem efetuadas nestas plataformas. Como apresentado, as adaptações possuem impactos de diferente relevância e os de maior relevância podem ser considerados como ponto de partida para eventuais modificações no TelEduc, caso se disponha de equipe para tal, ou mesmo direcionar a análise de outras ferramentas disponíveis para outros grupos interessados em Círculos de Cultura Virtuais. Alguns autores argumentam que projetos dialógicos de educação a distância precisam dispor do suporte de uma equipe multidisciplinar com conhecimentos em design para a Web e informática, além de pedagogia. Apesar de concordar com a autora, entendemos que estas são condições nem sempre possíveis de serem viabilizadas. O esforço desta pesquisa visa explorar ao máximo a infra-estrutura gratuita já disponível, contornando dificuldades encontradas. Não foi possível deixar de fazer adaptações no CCV para sua execução no TelEduc, mas esta análise, enriquecida por ter considerado outros ambientes, teve o efeito de tornar os pesquisadores mais conscientes da utilização de cada recurso disponível no TelEduc, já que dispunham de outros referenciais para análise.
Instituição de fomento: UFC, Incra/CE, BNB, NEAD/MDA
Palavras-chave:  Círculo de Cultura Virtual; Educação Popular; Educação a Distância.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005