IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
A METODOLOGIA DOS CÍRCULOS DE CULTURA VIRTUAL PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DIDÁTICA DA EXPERIÊNCIA NO ASSENTAMENTO DE SANTANA
Fernando Lincoln Carneiro Leão Mattos 1 (lincoln@pobox.com.br), Ana Cláudia Mendonça Pinheiro 1, Janete Barroso Batista 1, Regina Santos Young 1, Tânia Saraiva de Melo Pinheiro 1 e Hermínio Borges Neto 1
(1. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará-UFC)
INTRODUÇÃO:
No presente trabalho apresentaremos a experiência realizadas pelo Grupo Multimeios de Educação a Distância, no Projeto de Pesquisa e Extensão Centros Rurais de Inclusão Digital-CRID desenvolvido pelo laboratório de pequisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará. Essa foi a primeira experiência a utilizar a Metodologia Multimeios para Educação a Distância no CRID que possui como eixo central a prática do diálogo, perpassando todos seus momentos, que são: a formação de grupos e avaliação diagnóstica; os Círculos de Cultura Virtual-CCV's; a sistematização do material de trabalho; a preparação da ação e o acompanhamento da ação. Focaremos o CCV que consiste em um processo dialógico realizado com grupos estratégico, destinado a explorar o tema estabelecido. Compõe-se dos seguintes momentos: percepções dos grupos sobre seus problemas (anteriormente levantados); levantamento dos dados sobre o tema do Círculo; reflexão teórica sobre os dados, confrontando-os com a prática; esboço de idéias para (super)ação. O objetivo central do CCV é despertar a comunidade para a utilização dos recursos tecnológicos digitais visando a superação de seus problemas, que muitas vezes esbarra na falta de oportunidade e comunicação oferecidas atualmente pela sociedade da informação.
METODOLOGIA:
Iniciamos a preparação do CCV em Santana a partir de três reuniões com a comunidade para desenvolver o trabalho de preparação do Círculo de Cultura Virtual, que resultaram: 1)informações gerais sobre a comunidade e lideranças; 2) despertar o interesse para a importância de ações educativas a distância e escolha do tema gerador, utilizando o intrumento de graficação; 3) Buscamos reforçar os objetivos do CCV, esclarecendo alguns pontos e dando o retorno do material que coletamos na reunião anterior. A partir destes encontros foi escolhido como tema gerador “Ampliação da escola”. O Círculo de Cultura Virtual intitulado “Ampliação da Escola de Santana” teve início com 48 inscritos e uma duração prevista de 4 semanas, utilizando o Ambiente Virtual de Educação-AVE TelEduc. Na execução das etapas prevista para o CCV consistiram em: utilização de uma situação codificada ilustrada; levantamento do histórico e dos dados da escola; análise teórica das principais aspectos levantandos na fase anterior; esboço de idéias iniciais para se alcançar a ampliação da escola. O uso do Ambiente TelEduc continuou após a finalização do CCV no acompanhamento da ação que é uma das fases da metodologia geral da EAD posteriores ao CCV.
RESULTADOS:
Como resultados podemos destacar alguns aspectos como: a boa aceitação do Ambiente Virtual TelEduc, mostrando que a educação a distância é possível quando a comunidade se apropria de uma ferramenta de fácil utilização; outro aspecto refere-se ao planejamento que foi realizado em conjunto com a comunidade, proporcionando um maior engajamento dos envolvidos visto que todo o processo de desenvolvimento do CCV foi realizado a partir do ponto de vista da comunidade; A percepção de que a idéia dos Círculos de Cultura de Paulo Freire é possível de ser transposta, em essência, para este novo Ambiente, guardadas as especificidades e limitações da educação a distância pela internet e as várias modificações realizadas. Além de trabalhar o tema específico, ampliação da escola, o CCV tem como grande objetivo despertar o potencial da comunidade em resolver seus próprios problemas. Em uma das últimas contribuições nos fóruns uma participante do CCV explicitou terem concluido que muitas vezes ficam parados frentes a um problema, mesmo sabendo que precisam buscar as soluções, e seguiu relatando a ações que resolveram realizar em busca das dificuldades que impedem a ampliação da escola, sonho antigo da comunidade.
CONCLUSÕES:
Buscamos nesta experiência apresentar o Círculo de Cultura Virtual como uma nova proposta pedagógica para se trabalhar a educação a distância, que tem embasamento teórico no Círculo de Cultura idealizado por Paulo Freire, em que o diálogo é o elemento central de todo o processo de ensino e aprendizagem. Assim, como na teoria desenvolvida por Freire a postura do educador também é semelhante, na medida em que este assume uma postura de educador-educando. Outra semelhança refere-se à abordagem dos assuntos, uma vez que nos CCV, os temas geradores são definidos pela própria comunidade. No entanto, o desenvolvimento do CCV possui uma especificidade que requer a utilização de alguns instrumentos e técnicas diferenciados. Isso ocorre, principalmente, porque os processos educativos realizados a distância não podem simplesmente receber os mesmos procedimentos que as ações educativas presenciais, pois estes exigem uma metodologia própria que dê conta de suas características. Verificamos, portanto, que o intuito do Círculo de cultura virtual é propriciar a comunidade o desenvolvimento de atividades a distância que possam ajudá-los a superar os problemas através do domínio de recursos tecnológicos digitais, visto que estes já faz parte do cotidiano da comunidade a partir da implantação do CRID.
Instituição de fomento: UFC, Incra/CE, BNB, NEAD/MDA
Palavras-chave:  Círculo de Cultura Virtual; Educação a Distância; Centro Rural de Inclusão Digital - CRID.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005