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D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 2. Clínica Odontológica
EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE SAÚDE BUCAL EM PACIENTES DA CLÍNICA INTEGRADA / UFPB: UM ESTUDO LONGITUDINAL
Wilton Wilney Nascimento Padilha 1 (wilpad@terra.com.br), Lêonilson Gaião 2, Rossana Vanessa Dantas de Almeida 3 e Jairo Nielles Bezerra Wanderley 1
(1. Depto. de Clínica e Odontologia Social, Universidade Federal da Paraíba - UFPB; 2. Programa de Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial - PUCRS; 3. Faculdade de Imperatriz, FACIMP - MA.)
INTRODUÇÃO:
Na Clínica Integrada, uma disciplina prática da Graduação em Odontologia, o aluno pré-concluinte deve integrar os conhecimentos adquiridos nos períodos anteriores, atuando de forma generalista, sendo capaz de preservar ou restabelecer as condições de saúde bucal dos pacientes que procuram este serviço. Nesta disciplina, a prática da clínica geral é realizada como serviço prestado em saúde bucal ao público em geral pelos alunos sob orientação dos professores. Reconhecer em abordagem coletiva, a situação de saúde bucal destes pacientes, tem importância particular, uma vez que tais dados podem ser empregados tanto no direcionamento das estratégias de planejamento e avaliação das ações e procedimentos empregados e despendidos em prol da saúde bucal destes pacientes, quanto para aperfeiçoamento dos processos de ensino. Entretanto, documentos de referência para a orientação da formação profissional como o Roteiro de Avaliação e Padrão de Qualidade dos Cursos de Graduação em Odontologia (MEC/SESu/CEEO) de 1997; Projeto Pedagógico (ABENO) de 1998; Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (CNE/CES) de 2002, não consideram o impacto em saúde bucal como uma medida em relação direta com a qualidade do ensino, optando pela avaliação tradicional e individualizada para o ensino odontológico. Este estudo verificou a evolução dos indicadores de saúde em pacientes da Disciplina de Clínica Integrada da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB) durante 23 meses.
METODOLOGIA:
Como metodologia usou-se a abordagem indutiva com procedimento comparativo e estatístico e técnica de documentação direta realizada com o registro e acompanhamento longitudinal do CPO-D inovado e do CPI, ambos preconizados pelo Ministério da Saúde/ATSB/Projeto SB2000 (2001), nos pacientes da DCI/UFPB. O universo do estudo abrangeu 219 pacientes examinados e cadastrados na Disciplina de Clínica Integrada da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB) em outubro de 2000. Definida por conveniência, a amostra foi composta por 31 pacientes com alta odontológica que atenderam as chamadas para revisão e controle realizadas nos meses de fevereiro e agosto de 2002. Os pacientes foram avaliados por um único examinador em dois momentos: Exame Inicial (Ei) – outubro/2000 e Exame Final (Ef) – agosto/2002. Foram coletados dados sobre situação e experiência de cárie, necessidades de tratamento e situação de saúde periodontal, em ficha de exame. Os dados foram analisados estatisticamente por meio do teste paramétrico “t” de Student para dados emparelhados, considerando 5% como nível de significância. Todos os pacientes participantes desta pesquisa, ou seus responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB.
RESULTADOS:
Os dados foram submetidos à análise pelo Teste “t” de Student para dados pareados na forma Ei/Ef, obtendo-se os seguintes resultados: a) não houve alteração significativa (p=0,2782) no número de dentes hígidos no período de 22 meses – (Ei= 35,79% e Ef=34,87); b) houve impacto positivo sob o aspecto da atuação preventiva sobre a doença cárie, com a diminuição da necessidade de remineralização de manchas brancas (p=0,0022) - (Ei= 3,12% e Ef=0,0%); c) ocorreram duas reduções significativas na expressão da doença cárie: número de coroas dentárias cariadas (p=0,0314) - (Ei= 2,52% e Ef=0,53%), e restauradas com cárie (p=0,0182) - (Ei= 2,62% e Ef=0,29%), comprovando um impacto positivo sob o aspecto curativo desta doença; d) os itens coroas restauradas sem cárie (Ei= 21,98% e Ef=26,32%); e não necessita de tratamento (Ei= 53,33% e Ef=61,39%); apresentam um aumento significativo, (p=0,0008 e p=0,0002, respectivamente); e) ocorreu a necessidade de tratamento em 2,4% dos elementos dentários, evidenciando uma margem mínima para melhorar o serviço oferecido no aspecto curativo da doença cárie; f) quanto à situação periodontal - (Ei= 29,03% e Ef=36,56%) houve manutenção dos sextantes na condição de higidez (p=0,3214); g) a condição de sangramento (Ei= 30,65% e Ef=17,74%) indica redução significativa comparada à situação inicial (p=0,0426).
CONCLUSÕES:
Nas condições deste estudo foi possível concluir que: a) as atividades de treinamento dos alunos em clínica de ensino podem promover saúde bucal; b) as atividades avaliadas promoveram impacto sobre as condições de saúde bucal relacionadas à doença cárie tanto numa abordagem curativa (redução de necessidades de tratamento) quanto preventiva (redução de manchas brancas); c) promoveram impacto positivo sobre a condição de sangramento gengival; d) estas atividades podem, por meio de seu acompanhamento rotineiro, fornecer informações para avaliação da qualidade do ensino e do serviço prestado, aproximando-se assim das proposições manifestadas na Resolução do Conselho Nacional de Educação.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação superior; Clínicas odontológicas; Recursos humanos em odontologia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005