IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 1. Biologia Molecular
INFLUÊNCIA DA SUPEREXPRESSÃO in vitro DE SMP30 NA EXPRESSÃO DE P53
Katiane Carniel Teixeira 1, 2 (kcarnielt@ibest.com.br), Jefferson Henrich Amaral 2, 3 e Virgínia Minghelli Schmitt 1, 2, 3
(1. Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica, PUCRS; 2. Instituto de Pesquisas Biomédicas, PUCRS; 3. Faculdade de Farmácia, PUCRS)
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento é um processo contínuo que leva a alterações em células e moléculas, comprometendo as atividades e funções dos organismos. Durante o processo de envelhecimento, o ciclo celular, os mecanismos de senescência celular e de apoptose sofrem alterações intrínsecas, resultando em expressão modificada de certas proteínas. A proteína marcadora de senescência 30 (SMP30), identificada em 1992 por Fujita e colaboradores, tem sua expressão diminuída com o envelhecimento de forma independente do sexo e de estímulo androgênico, sendo expressa especialmente no citosol dos hepatócitos e no epitélio tubular renal. A SMP30 é uma molécula multifuncional reguladora da homeostase do Ca+2 intracelular, anti-apoptótica, supressora da proliferação celular e antioxidante. A proteína supressora de tumor p53 controla o ciclo celular e a apoptose. Várias formas de estresse como drogas que interferem no DNA, radiação ultravioleta e ionizante, hipóxia ou hiperproliferação induzem a um aumento transitório na proteína p53.
METODOLOGIA:
A SMP30 e a p53 são proteínas envolvidas na regulação da proliferação celular e da apoptose. Para pesquisar uma possível inter-relação entre estas proteínas, este estudo se propôs a verificar in vitro a influência da superexpressão de SMP30 nos níveis de expressão de p53, em linhagem celular Hep-2. Estas células foram transfectadas com o clone pHSMP6DNA3, contendo um cDNA do homólogo humano de SMP30, e com o vetor pc DNA3.1, e os níveis de expressão de SMP30 e p53 foram estudados através de RT-PCR.
RESULTADOS:
Nas células que superexpressaram SMP30, foi observada uma pequena redução nos níveis de mRNA de p53 quando comparados com células transfectadas somente com o vetor.
CONCLUSÕES:
Os resultados sugerem uma diminuição na expressão de p53 em presença de superexpressão de SMP30. Estudos complementares serão realizados para avaliar se existe uma relação direta entre a expressão destas duas proteínas.
Palavras-chave:  SMP30; p53; Senescência celular.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005