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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
PERFIL DO ESTUDANTE DE EAD/UCS DO PÓLO DE CAXIAS DO SUL | ||
Rosecler Mary Fiorio 1 (rmfiorio@ucs.br), Vera Maria P. R. Massa 1 e Carla Beatris Valentini 1 | ||
(1. Universidade de Caxias do Sul) | ||
INTRODUÇÃO:
O curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EAD da Universidade de Caxias do Sul, teve sua implantação em 2004 e tem como proposta apoiar-se numa concepção de aluno como participante do processo, integrante do projeto de investigação em que o curso se constituirá e responsável pela própria aprendizagem. Faz-se necessário, assim, primeiro conhecê-lo. Neste caso o aluno é um aprendente adulto, profissionalmente estabelecido e que já tem uma bagagem de vivências, experiências, sonhos e conquistas com diferentes quantidades e qualidades. Nesse sentido, é baseado na pergunta sobre quem é esse aprendente, que desenvolvemos este trabalho, com a finalidade de contextualizar os sujeitos/aprendentes/professores envolvidos no processo de aprendizagem enquanto aluno de um curso na modalidade EAD. Pensamos que os resultados foram válidos, dentro de um contexto específico, e seu valor científico reside em fornecer elementos de uma realidade, embora limitada, mas com dados relevantes para o trabalho do grupo envolvido. |
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METODOLOGIA:
O primeiro passo foi a coleta de dados com aplicação de questionário para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EAD, restrito ao pólo de Caxias do Sul. O questionário era composto por perguntas de múltipla escolha, perguntas estas relacionadas a aspectos pessoais, sociais, econômicos e familiares. O segundo passo referiu-se a ao levantamento de algumas falas registradas em encontros presenciais que expressavam sentimentos relevantes dos alunos/aprendentes adultos. Com os resultados quantitativos da coleta de dados, foram gerados gráficos comparativos traçando assim um perfil do conjunto dos aprendentes do pólo de EAD Caxias do Sul, e com as falas foi possível ilustrar alguns dos resultados obtidos. |
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RESULTADOS:
Esse levantamento nos mostrou a face da primeira turma de aprendentes adultos, com alguns elementos, para traçar um perfil mais aproximado da realidade da qual podemos dizer que eles fazem parte. Estes alunos são parte integrante de um processo de educação de adultos, pois a maioria encontra-se na faixa dos 31 a 50 anos. Já estão inseridos no mercado de trabalho, todos atuante na área de educação e seu envolvimento com a profissão, na maioria, está na faixa de 7 a 30 anos de dedicação. Eles estão voltando para concluir o curso de graduação, em média após 20 anos de conclusão do Ensino Médio. Estes aprendentes, na maioria, são casados e tem filhos. Nesse retrato a maioria tem e/ou fazem uso do computador com freqüência, em casa e/ou na escola, porém expressam algumas dificuldades com relação às novas tecnologias. O conhecimento e a complementação de estudos são manifestados em grande número como motivo por estarem num curso de ensino superior, e expressam os sentimentos de oportunidade, desafio e o de sonho realizado possibilitados pelo curso na modalidade educação a distância. |
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CONCLUSÕES:
Diante desta realidade, este grupo em especial tem motivos relevantes para a escolha do curso e da modalidade. Desejam ampliar seus conhecimentos e não estão interessados apenas em obter um certificado. Contudo precisam sentir-se reconhecidos e apoiados nas suas dificuldades, pois precisam ainda assumir a sua própria aprendizagem com autonomia e segurança. É preciso observar com atenção as suas dificuldades. A grande importância em conhecer, para levar em consideração esta realidade, é tomá-la como referência para o desenvolvimento e acompanhamento do curso em uma modalidade EAD que servirá para a busca de alternativas que permitam, além da capacitação nos conteúdos e metodologia, a atualização tecnológica dos aprendentes bem como o resgate da auto-estima; propiciar trabalhos que estimulem o aprendente a tomar iniciativas e a construir sua autonomia e independência; organizar com antecedência a agenda das atividades semanais, oficinas e seminários; oferecer atendimento individual ou em grupo, inclusive com assessoramento quanto ao uso das tecnologias e manter uma lista de discussão ou fórum online mediando as discussões para que elas sejam enriquecidas com argumentações e reflexões. |
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Palavras-chave: aprendente adulto; professores; educação a distância. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |