|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica | ||
OS ALUNOS CONTAM E CRITICAM HISTÓRIAS QUE A HISTÓRIA CONTA, EM QUADRINHOS | ||
Sueli Rodrigues Anacleto 1 (sueliranacleto@bol.com.br) e Ademir Bruner 1 | ||
(1. Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma, GECAC - Guanambi/BA) | ||
INTRODUÇÃO:
É notório que em certa idade desperta no ser humano o prazer de ler gibis, e com certeza, uma boa parte de nossos alunos passaram por essa experiência. Então, resolvemos proporcionar aos estudantes, em nossas aulas de História a criação de histórias em quadrinhos partindo da crítica de tal conteúdo trabalhado em sala de aula. E para basear suas idéias, eles utilizaram de desenhos referente aos personagens que eles mesmo idealizaram, para serem expostos os diálogos em quadrinhos, destacando nos balões os diferentes tipos de fala e suas opiniões. Objetivamos com isso, que nosso aluno tivesse oportunidade de se posicionar com criticidade, produzindo tirinhas sobre o conteúdo em estudo. |
||
METODOLOGIA:
O projeto: “Os alunos contam e criticam histórias que a História conta, em QUADRINHOS”, foi desenvolvido no Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma, com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. A atividade foi iniciada com o estudo dos conteúdos selecionados e para o desenrolar do trabalho, levamos para a sala de aula livros de ficção, jornais, revistas, manuais de instrução, folhetos de propagandas, textos didáticos, referentes ao conteúdo proposto. A nossa experiência começou a partir da observação de desenhos de gravuras que acompanhavam o conteúdo em estudo. Nesse contexto, os alunos distinguiram e perceberam as diferenças e características do tipo de linguagem que deveriam ser postos nos balaõzinhos. E nessa tentativa eles tiveram a idéia de produzir revistas em quadrinhos, e que posteriormente foram analisadas no coletivo, e depois de prontas, as mesmas foram expostas no mural de história da escola. As revistas confeccionadas tiveram particularidade de unir duas formas de expressão cultural: a Literatura e as Artes Plásticas no conteúdo de história que estão sendo estudado. |
||
RESULTADOS:
O trabalho realizado a partir da criação de histórias em quadrinhos teve grande aceitação, pois no embalo das atividades desenvolvidas, os alunos perceberam que as imagens trazem muitas informações. É importante nesse aspecto que o estudante saiba ler o mundo, que está cada vez mais numa representação de linguagem visual. Aproveitamos o momento para que os alunos produzissem um texto da ilustração observada, sem esquecer de englobar a síntese do conteúdo estudado, isso oportunizou a eles uma leitura da gravura que mais chamasse sua atenção, aproveitando para criticar o conteúdo de acordo com sua maneira de pensar e englobando-o no nosso cotidiano. E percebemos que era possível sim, criar histórias partindo da atividade em estudo. |
||
CONCLUSÕES:
Ao trabalhar com esse tipo de atividade com os estudantes da 8ª série, foi extremamente relevante, pois provamos que os referidos trabalhos demonstrados pelos alunos com a produção de tirinhas, foi enriquecedor. Informações históricas com essa são importantíssimas para os alunos conhecerem o gênero de linguagem que querem transmitir, tendo oportunidade de divergir suas idéias partindo da opinião crítica do conteúdo estudado, reconhecendo que eles como estudantes são parte da história que eles constroem. |
||
Palavras-chave: Os alunos contam e criticam histórias; que a História conta,; em QUADRINHOS. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |