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A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física | ||
ELABORAÇÃO DE MACROPOEDOLITOS DAS PRINCIPAIS CLASSES DE SOLO DO MUNICIPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP | ||
Eliete Gomes da Silva 1 (joaocris@prudente.unesp.br), João Osvaldo Rodrigues Nunes 1 e Maria Cristina Perusi 1 | ||
(1. Depto. de Geografia, Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente) | ||
INTRODUÇÃO:
Uma das importâncias do estudo dos solos consiste no fato de compreendermos as diversas formas de apropriação do mesmo, como obtenção de alimentos e matérias primas, no qual muitas vezes ocasionam alterações em suas características naturais. Para continuar fazendo uso deste recurso, é preciso ter o mínimo de conhecimento sobre sua origem, desenvolvimento, formação e importância. É necessária a compreensão destes mecanismos para que se desenvolva uma idéia de conjunto entre a dinâmica da natureza e a dinâmica da sociedade, resultando no comprometimento com manutenção dos recursos naturais. Neste sentido, para a realização deste trabalho foram utilizados perfis de Argissolo, Neossolos, Latossolo, e Planossolo característicos do Município de Presidente Prudente. Os macropedolitos auxiliam no entendimento dos conteúdos de pedologia das diversas áreas de ensino (Geografia, Cartografia, Geologia, Geomorfologia, etc.). Representam um perfil de solo, no qual, na impossibilidade de se efetuar trabalhos de campo, tornam-se recursos facilitadores para o desenvolvimento do conteúdo de pedologia e, conseqüentemente, para o melhor desempenho das atividades em sala de aula. Além disso, a elaboração dos macropedolitos permitem representar em laboratório a realidade observada na natureza, possibilitando que se faça inferências no que diz respeito ao uso e conservação do solo. |
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METODOLOGIA:
Para alcançar os objetivos propostos, a presente pesquisa foi baseada nos seguintes procedimentos: - identificação do tipo de solo e limpeza do perfil em campo; - delimitação dos horizontes pedológicos; - descrição morfológica do perfil e coleta de amostras para análises físicas e químicas; - retirada do perfil com o auxílio de um quadro de metal (150cm x 30cm x 3cm); - em laboratório fixação do perfil no molde de madeira, utilizando cola líquida diluída em água na proporção 1:1; - impermeabilização e identificação dos horizontes; - análises físicas e químicas das amostras de Argissolos Vermelho Amarelo e de Neossolos Litólicos; - classificação dos solos. |
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RESULTADOS:
Foram elaborados quatro macropedolitos representativos da região de Presidente Prudente. De modo geral, com exceção do Planossolo retirado em área de planície aluvial, todos perfís foram coletados de médias vertentes de relevos suavemente ondulados. A Formação geológica predominante são os arenitos fluvio-lacustres da Formação Adamantina-Cretácio Superior. A maioria das áreas estava em pousio sem problemas de erosão, com exceção do Neossolo Litólico que observou-se sulcos erosivos. Destes, devido ao custo financeiro das análises físicas e principalmente químicas, somente foi possível classificar o Argissolo Vermelho-Amarelo e o Neossolo Litólico. Para o Latossolo e Planossolo falta a realização das análises físicas e químicas. Neste aspecto o Argissolo Vermelho-Amarelo apresentou as seguintes classes texturais por horizonte: (A: Areia franca; AE: Areia franca; Bt1: Franco argilo arenoso; Bt2: Franco argilo arenoso e BC: Franco argilo arenoso). Em relação às análises químicas obtiveram-se os seguintes resultados por horizontes: A- Al 1 mmolc/dm3; SB: 20,9 mmolc/dm3; CTC: 35,9 mmolc/dm3 e V: 58%; AE- Al 0 mmolc/dm3; SB: 32 mmolc/dm3; CTC: 47 mmolc/dm3 e V: 68%; Bt1- Al 1 mmolc/dm3; SB: 59 mmolc/dm3; CTC: 81 mmolc/dm3 e V: 73%; Bt2- Al 0 mmolc/dm3; SB: 54 mmolc/dm3; CTC: 74 mmolc/dm3 e V: 73% e BC- Al 5 mmolc/dm3; SB: 32,4 mmolc/dm3; CTC: 54,4 mmolc/dm3 e V: 60%. Quanto ao Neossolo Litólico o horizonte A apresentou a classe textural Areia franca, cuja análise química obtiveram-se os seguintes resultados: (Al: 0 mmolc/dm3; SB: 60,5 mmolc/dm3; CTC: 76,6 mmolc/dm3 e V: 79%). |
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CONCLUSÕES:
Os macropedolitos representam um perfil de solo, no qual, na impossibilidade de se efetuar trabalhos de campo, tornam-se recursos didáticos para auxiliar no desenvolvimento do conteúdo de pedologia no processo ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à identificação das principais características físicas quando identificados os horizontes. A partir da observação de suas cores, estrutura, textura e as características químicas foram possíveis compreender o processo de formação e consequentemente classificar os perfis de Argissolos Vermelho-Amarelos e de Neossolos Litólicos. Esta etapa também será realizada com os macropedolítos de Latossolos e de Planossolos. Desta forma além da elaboração dos macropedolítos é possível também trabalhar, conteúdos e conceitos relativos a temáticas que tratem sobre erosão, manejo, conservação, bem como educação ambiental, obtendo um melhor desempenho das atividades dentro e fora da sala de aula. |
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Instituição de fomento: FAPESP | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Macropedolitos; Solos; Recursos didáticos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |