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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física | ||
NÍVEL DE ACEITAÇÃO DEMONSTRADO POR ESTUDANTES DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ACERCA DE CONCEITOS REFERENTES A 1ª LEI DE KEPLER | ||
Odifax Quaresma Pureza 1, 2, 3 (odifax@ufpa.br) e Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2, 3 | ||
(1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEA; 2. Núcleo Pedagógico Integrado - NPI; 3. Universidade Federal do Pará - UFPA) | ||
INTRODUÇÃO:
Se por um lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a importância do ensino de Física, na escola média para a formação de uma cultura científica que permita nesse nível de ensino a interpretação de fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com o meio ambiente como parte da própria natureza em transformação, por outro lado, desenvolver conceitos escolares em salas de aula de Ciências, de forma geral, e de Física, de forma particular, significa introduzir os estudantes em um outro meio cultural, com características diferentes daquele relacionado ao dia a dia dos mesmos. Mortimer e Smolka (2001) consideram que um ensino de ciências com estas características forma um processo de enculturação, ou seja, a entrada em uma nova cultura, diferente da cultura de senso comum. Neste sentido, estes autores defendem que as concepções prévias do estudante e sua cultura cotidiana não têm que, necessariamente, serem substituídas pelas concepções da cultura científica. Deste modo, deve-se procurar, no processo de ensino e de aprendizagem, uma evolução conceitual da forma de pensar do estudante, de modo que este possa posicionar-se de acordo com a situação em questão. Neste estudo objetivamos identificar o nível de aceitação demonstrado por estudantes de 1ª série do ensino médio, ao serem apresentados aos conceitos referentes a 1ª Lei de Kepler. |
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METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido no Núcleo Pedagógico Integrado, NPI/UFPA, em Belém do Pará, no ano letivo de 2004, em uma turma de 1ª série do ensino médio, com 32 estudantes, com idade entre 14 e 16 anos. Os dados foram coletados, em três momentos seqüenciais do processo de ensino e de aprendizagem através das seguintes questões: 1º) Desenhe a forma percorrida pela Terra ao girar em torno do Sol; 2º) Represente, nesta trajetória, o Sol e a Terra, identificando cada um deles; 3º) Descreva o que ocorre com a velocidade da Terra (aumenta, diminuí, permanece sempre a mesma) ao percorrer sua trajetória. Justifique a sua resposta, se possível, fazendo indicações desta velocidade no desenho que você construiu. Neste estudo, optamos por analisar as respostas fornecidas, a luz da 1ª Lei de Kepler (cada planeta descreve uma órbita elíptica e o Sol ocupa um dos focos da elipse descrita). A aplicação das questões ocorreu no inicio do processo como pré-teste; no final como pós-teste, e quinze dias depois, para verificar as possíveis mudanças nas respostas fornecidas pelos estudantes para as referidas questões. Serão consideradas apenas as respostas dos estudantes que participaram das três momentos, ou seja, 24 estudantes. |
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RESULTADOS:
No primeiro momento, 16 estudantes (66,67%) forneceram, através de desenhos, uma resposta em que a Terra descrevia uma trajetória circular, com o Sol ocupando o centro desta trajetória; 01 estudante (29,16%) representou a Terra descrevendo uma trajetória elíptica com o Sol ocupando o centro da mesma e; 07 estudantes (29,16%) representaram a Terra descrevendo uma trajetória elíptica com o Sol ocupando um dos focos da mesma. No segundo, os 24 estudantes deste estudo (100%), responderam que a Terra era representada descrevendo uma trajetória elíptica com o Sol ocupando um dos focos desta trajetória. No ultimo momento, 23 estudantes (95,83%) mantiveram a resposta fornecida no segundo momento, em que a Terra era representada descrevendo uma trajetória elíptica com o Sol ocupando um dos focos desta trajetória e; 01 estudante (4,17%), alterou sua resposta em relação ao segundo momento, representando a Terra descrevendo uma trajetória circular, com o Sol ocupando o centro desta trajetória. |
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CONCLUSÕES:
Os resultados deste estudo mostraram que no primeiro momento somente 07 estudantes forneceram uma resposta condizente com o modelo de sistema solar referente a 1ª Lei de Kepler, e os outros 17 emitiram respostas não condizente com este modelo. Após o processo de ensino e de aprendizagem em que esta Lei foi apresentada e discutida com os estudantes, as respostas fornecidas (segundo momento) indicaram que a aceitação ocorreu por parte de todos os sujeitos deste estudo. No terceiro momento, as respostas fornecidas mostram que 23 estudantes mantiveram as respostas fornecidas de acordo com aquelas do segundo momento, indicando que, pelo menos no período considerado por este estudo, ocorreu uma aceitação considerável do modelo de sistema solar descrito pela 1ª Lei de Kepler. O pré-teste foi um instrumento que proporcionou aos estudantes uma chamada de atenção para o tema do estudo, contribuindo deste modo, para as discussões que ocorreram durante o mesmo. |
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Palavras-chave: Primeira Lei Kleper; Evolução conceitual; Ensino de Física. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |