IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
RECONTOS DE CONTOS MACHADIANOS
Regina Pereira Cotrim 1 (r.encantadora@bol.com.br) e Almir Giovani Figueredo 1
(1. Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma - GECAC - Guanambi/BA)
INTRODUÇÃO:
Este projeto trata-se do estudo de contos de um dos maiores escritores da literatura brasileira, Machado de Assis, pois ele representa a língua de forma esculpida, enfocando os principais conflitos sociais de sua época, o que certamente o levou para a posterioridade, tornando-o fonte de conhecimento. Assim, ao experimentar as emoções dos diversos personagens, o leitor busca respostas para a própria vida, compreendendo melhor o mundo e se tornando um escritor criativo.
METODOLOGIA:
O projeto: “ Recontos de Contos Machadianos”, foi desenvolvido no GECAC de Ceraíma-Guanambi-Ba, com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, analisando os vários contos presentes na literatura machadiana, como: contos de escola, A chinela turca, Noite de almirante, Uns braços, O caso da vara, A segunda vida, Missa do galo e A cartomante, houve uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados pontos importantes a serem socializados em sala de aula. Em seguida, o enfoque do trabalho foi dado ao uso dos textos, transformando-os em peça teatral, pois o contato com a linguagem cênica auxilia o adolescente a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados, possibilitando ao aluno a se colocar no lugar do outro, e experimentar o mundo sem correr riscos.
RESULTADOS:
Nas análises, observou-se como o escritor enfatiza as questões de cunho social, tais como, as relações conflituosas, o abandono, o misticismo, status, entre outros. Constatou-se também, que os textos machadianos podem e devem ser utilizados nas escolas, pois é um equívoco explorar apenas títulos que o grau de autonomia da turma permite compreender sem dificuldades. Um clássico pode ser retomado em diferentes etapas do processo de aprendizagem.
CONCLUSÕES:
A partir desse estudo e ações desenvolvidas em sala, notamos que os textos voltados para a arte cênica possibilitam não só a continuação do ato de contar, como também a sua recriação. Posso afirmar que tudo contribuiu de forma significativa, para a formação de uma memória artística-literária, sendo capaz de despertar nos alunos o gosto pela leitura dos clássicos machadianos.
Palavras-chave:  Recontos de; Contos; Machadianos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005