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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
PRÁTICAS LÚDICAS E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: O QUE OS BRINQUEDOS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
Maria de Fátima Vasconcelos da Costa 1 (fatimavc@ufc.br)
(1. Depto. de Estudos Especializados, Faculdade de Educação, UFC)
INTRODUÇÃO:
Enquanto parte da pesquisa “Cultura lúdica, identidades e educação da criança”, cuja problemática central é voltada para os processos de construção da identidade infantil sob a mediação das práticas lúdicas, este trabalho objetiva investigar o papel do contexto lúdico na educação informal da criança. Pressupõe que as práticas lúdicas e, sobretudo os brinquedos, são mediadores por meio dos quais as crianças se apropriam da cultura. Neste sentido, conhecer como as crianças reagem aos mecanismos pelos quais são selecionados os aspectos culturais que, via os brinquedos, são destinados às mesmas pode contribuir para melhor compreender as bases de uma educação culturalmente inclusiva.
METODOLOGIA:
A pesquisa de natureza qualitativa é de inspiração etnográfica, posto que pretende conhecer os sentidos que os sujeitos atribuem às diretrizes culturais no contexto da atividade lúdica. Para isso, utilizou-se da observação de crianças em situação de jogo simbólico, propiciadas pela oferta de um conjunto de brinquedos que, em alguma medida, contemplou a diversidade cultural de gênero e etnia. Tais observações foram registradas em vídeo para posterior análise. Os sujeitos foram crianças de classes de ed. Infantil de 1 escola pública e uma escola privada, que num momento do turno escolar, especialmente preparado para este fim, tiveram a oportunidade de interagir livremente com os brinquedos. O trabalho de campo teve a duração de 3 meses.
RESULTADOS:
Os resultados sugerem que o grau de tolerância à diversidade cultural pode ter relação com a seletividade na oferta dos artefatos lúdicos e dos contextos de brincadeiras. Observou-se uma evolução nas formas de interação lúdica, em particular em relação às diferenças de gênero, que evoluiram da esteriotipia de papéis para uma posição crítica em relação a tais papéis, tanto na escola pública como privada, ao passo que com relação à diversidade étnica esse processo é mais lento.
CONCLUSÕES:
Uma educação multicultural requer dos educadores e daqueles que trabalham sua formação a consideração não só dos mecanismos diretos de disseminação da cultura, como o contato entre grupos culturais diversos, mas também dos mecanismos indiretos, como a oferta de brinquedos e de contextos lúdicos, que atuam numa fase muito precoce da infância. Tais experiências não são certamente os únicos condicionantes, mas são reforçadas por outras fontes de disseminação da cultura. Entretanto, pela importância que têm na experiência da criança merecem uma maior atenção, pois tais processos por serem informais não são menos eficientes que a educação formal.
Instituição de fomento: cnpq
Palavras-chave:  práticas lúdicas; educação multicultural; crianças.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005