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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
MEIO AMBIENTE NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nazaré de Fátima Resende de Almeida 1, 2 (almeida.naza@bol.com.br), Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1, 2 e Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2
(1. Núcleo Pedagógico Integrado, Universidade Federal do Pará - UFPA; 2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEPEA/NPI/UFPA)
INTRODUÇÃO:
O meio ambiente é um patrimônio básico e fundamental para a vida. Os alunos podem estar contribuindo para a conservação e a construção desse meio ambiente por meio de suas ações nos locais onde estudam, moram, trabalham, enfim se relacionam. A educação ambiental, enquanto uma estratégia da educação geral, deve estar presente no cotidiano dos alunos como forma de propiciar a inclusão consciente desse aluno no mundo social, cultural, ambiental e espiritual em que estão inseridos. Desta forma, ela tem a responsabilidade de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel no, para e com o mundo. Perceber o mundo e, conseqüentemente, perceber-se como parte integrante e relacional desse mundo, é básico para que o aluno tenha uma compreensão de si como sujeito de ação e intervenção no meio ambiente. Nesse sentido o conhecimento da percepção que os alunos tem de meio ambiente pode revelar a forma como eles representam e interpretam a sua realidade e as relações que estabelecem com o meio ambiente. Este estudo teve por objetivo identificar a concepção dos alunos de 6ª série do ensino fundamental do Núcleo Pedagógico Integrado, da Universidade Federal do Pará, acerca do meio ambiente, a fim de subsidiar ações educativas em educação ambiental em meio escolar.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA - Belém/PA, no ano de 2004. As observações foram conduzidas em salas de aulas de 6ª série em três turmas escolhidas aleatoriamente e totalizando 64 alunos: Turma A (22 alunos), turma B (27 alunos) e turma C (15 alunos). Os dados foram coletados mediante a realização de um questionário semi-estruturado por meio da seguinte questão: Escreva a idéia que você tem sobre meio ambiente. As evocações dos alunos foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temático, utilizando como recorte lingüístico a idéia principal dos sujeitos e estatisticamente por meio do método das proporções. As observações realizadas no decorrer das atividades visaram a condução do estudo e serviram de fonte de dados para análise e interpretação dos mesmos.
RESULTADOS:
Os principais resultados revelaram que os alunos interpretam o meio ambiente como sendo 1) o lugar, o espaço, o meio, o meio ambiente, com cidades, praias (60,94% n=39) 2), 2) a natureza (18,75%, n=12), 3) a relação dos seres vivos com a natureza (7,81%, n=5), 4) as coisas do mundo (6,25%, n=4), 5) o mundo e tudo nos cerca (3,13%, n=2) e 6) o estudo e a vida dos seres vivos (3,12%, n=2). Os resultados também revelaram que na concepção dos alunos o lugar, o meio estão relacionados basicamente ao local onde vive o ser humano. Em relação à natureza o meio ambiente é formado pelos animais e vegetais. As coisas se referem, particularmente, aos cuidados com o meio ambiente, sem apresentar uma definição mais precisa.
CONCLUSÕES:
A interpretação dos resultados mostrou que a maioria dos alunos percebe o meio ambiente como o espaço geográfico em que vivem e freqüentam. Esse espaço é entendido como o lugar, isto é o meio ambiente imediato social urbano, como a cidade onde moram e os locais de lazer, a exemplo das praias. O meio ambiente interpretado como sendo a natureza, revela-se constituído pelos seres bióticos e abióticos. O ser humano não se faz presente como um elemento constitutivo dessa natureza, o que parece revelar uma concepção dita naturalista do meio ambiente, da qual se excluem as relações sócio-culturais estabelecidas entre os seres humanos com o meio ambiente. Essa idéia é reforçada pela terceira concepção que exclui a presença humana das relações estabelecidas entre os seres vivos e a natureza. A idéia de totalidade é pouco presente nas concepções dos alunos, manifestando-se de forma muito generalizada e ao mesmo tempo pouco definida, ao evocarem em suas cognições os termos as coisas e tudo que nos cerca. O estudo sugere que a escola (re)oriente sua pedagogia no sentido da realização de práticas interdisciplinares que considerem o estudo do meio ambiente numa dimensão complexa, isto é, que revalorize o pensamento crítico e reflexivo dos alunos diante da cultura utilitarista, que caracteriza a sociedade atual, levando-os a fazer proposições e estabelecer relações entre as diversas situações de ensino e de experiências sociais vivenciadas cotidianamente.
Palavras-chave:  Meio Ambiente; Educação Ambiental; Educação Básica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005