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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR | ||
Sofia de Evaristo Menescal Barreira 1, 2 (ssbarreira@ig.com.br) | ||
(1. Pró-Reitoria de Graduação – PRGr, Universidade Federal do Ceará – UFC; 2. Centro Ciências da Educação – CCE, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA) | ||
INTRODUÇÃO:
O estudo apresenta uma análise da docência no ensino superior, referindo-se à necessidade da ação docente ser estabelecida como profissão e, por conseqüência, que seus elementos fundantes se explicitem no cotidiano das atividades dos professores das Instituições de Ensino Superior-IES. Acredita-se que a não exigência de formação para a docência nos processos de seleção para ingresso – e durante a permanência – de professores no ensino superior, refletindo preceitos da própria legislação educacional brasileira, é um dos fatores que têm gerado insatisfações postas pelos seus alunos, associações classistas, bem como pela própria sociedade, quando questionam a devida relação entre os estudos que realizam nos cursos de nível superior e os desafios profissionais do mundo contemporâneo. A pesquisa ocorre na Universidade Federal do Ceará-UFC, no contexto em que são elaborados novos Projetos Pedagógicos-PP para efetivação de reformulações curriculares, decorrentes, mais especificamente, das determinação legais da LDB 9394/96 e Diretrizes Curriculares pertinentes. O processo de construção e implementação dos PP permite, então, perceber a relação entre a profissionalização para a docência no ensino superior e as competências requeridas aos professores no desafio de redimensionar a formação efetivada em seus cursos. Em decorrência, busca-se organizar referenciais constituintes da profissionalização inicial e continuada de professores para o ensino superior. |
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METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos referem-se aos pressupostos da pesquisa colaborativa, através de três momentos básicos: a co-situação, a co-participação e a co-produção. Esta opção se explicita pela compreensão de que a aproximação com a realidade dos docentes universitários, e com os saberes que constituem a sua identidade e o seu fazer, é característica essencial desta investigação, permitindo a reflexão coletiva da problemática, na interação entre pesquisador e demais sujeitos participantes da pesquisa. Como técnicas analíticas, destaca-se a narrativa – história de vida de docentes do ensino superior - orientada por roteiro previamente estabelecido, mas não necessariamente obedecido, através de conversas informais – individuais e coletivas. Documentos norteadores das práticas docentes, mais especificamente os PP, são fonte de análise, bem como os produzidos no percurso da pesquisa. Como categorias de análise, destacam-se: elementos da ação docente, profissionalização para docência, projeto pedagógico, formação profissional, competência docente. Esta metodologia permite, então, desenvolver referenciais para a profissionalização docente no ensino superior, por decorrer da reflexão coletiva, ente os professores, de novas formas de trabalhar as concepções de formação nos próprios cursos de graduação, refletindo sobre suas intervenções, em busca de novos sentidos no interior do seu contexto e no exercício de sua prática docente. |
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RESULTADOS:
A proximidade dos professores e coordenadores dos cursos de graduação da UFC com a legislação educacional vigente, suas determinações, diretrizes curriculares e exigências de renovação das atuais concepções de formação profissional resultando em novos PP, explicita um cenário ambíguo, pois se por um lado esses próprios professores percebem a necessidade dessa reformulação, por outro consideram com um dos grandes desafios o enfrentamento de se estabelecer propostas de formação comprometidas com o desenvolvimento das competências pertinentes a cada área profissional específica, o que remete diretamente ao redimensionamento do papel docente. Entretanto, as dificuldades percebidas não se configuram como fator impeditivo às mudanças necessárias. Pelo contrário, percebe-se que os PP são elaborados, em geral, atentos ao compromisso com o papel político que representam diante da formação profissional, muito embora os professores sinalizem a urgência em aprofundar conhecimentos pertinentes à ação docente que possibilitem a efetividade do que está proposto no papel. Neste momento, confirma-se tanto a carência de formação pedagógica para atuar no ensino superior, quanto a predisposição em participar de processo de profissionalização continuada para a docência no ensino superior. |
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CONCLUSÕES:
As dificuldades pedagógicas evidenciadas na pesquisa sinalizam a necessidade urgente da docência ser estabelecida como profissão no âmbito das IES, tendo seus desdobramentos percebidos – inicialmente – em dois aspectos: exigência de formação inicial para a docência nos processos seletivos, e continuada durante sua carreira profissional; definição da profissionalização para a docência no ensino superior como uma política institucional, na perspectiva de redimensionar o perfil profissional docente, preocupada em oferecer condições reais para que os professores sejam competentes diante da diversidade de tarefas que a vida acadêmica impõe. |
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Palavras-chave: Profissionalização Docente; Projeto Pedagógico; Competência Docente. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |