IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 4. Antropologia Rural
(IN)SEGURANÇA ALIMENTAR: ANÁLISE DAS FORMAS DE OBTENÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS EM POVOADOS ATINGIDOS PELO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA - MA
Antonio Marcos Gomes 1 (antonygomes@hotmail.com), Ana Caroline Pires Miranda 1, Janaína Campos Lobo 1, Lindimberge da Luz Silva 1, Benedito de Souza Filho 1, Horácio Antunes de Sant'Anna Júnior 1 e Maristela de Paula Andrade 1
(1. Depto. de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA)
INTRODUÇÃO:
No início da década de 1980, o município de Alcântara – MA fora escolhido pelo governo brasileiro para a instalação de um centro de lançamento de foguetes. Para a efetivação desse projeto centenas de famílias tiveram que ser relocadas de seus locais de moradia. Atualmente estão previstos novos deslocamentos em virtude de acordos firmados entre o governo brasileiro e países como China, Ucrânia, EUA interessados em utilizar comercialmente o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Diante dessa problemática, este estudo se propôs a avaliar hábitos alimentares e aspectos da cultura alimentar de povoados a serem afetados numa possível expansão do CLA, além de avaliar as possibilidades de solução relativa à segurança alimentar de segmentos camponeses e pescadores de Alcântara.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada nessa pesquisa contou com a realização de um “survey” para primeira aproximação com a área de estudo e diversas etapas de trabalho de campo em povoados ameaçado de deslocamento compulsório e povoados ameaçados de receber as famílias deslocadas. Nessas etapas, realizamos observação direta, elaboração de croquis, entrevistas e realização grupos focais para a discussão do tema da alimentação e da segurança alimentar no intuito de proceder a um mapeamento dos recursos naturais disponíveis. Também recorremos ao levantamento de fontes secundárias e bibliográficas sobre a temática em estudo.
RESULTADOS:
Os grupos estudados, descendentes em sua maioria de negros e indígenas, desenvolveram formas específicas de conhecimento, relativos a obtenção, produção e consumo de alimentos, estabelecendo uma relação de equilíbrio entre os ecossistemas e o manejo dos recursos naturais. Percebemos que o desrespeito do poder público ante as especificidades territoriais, simbólicas e étnicas tem levado uma situação instabilidade quanto à manutenção da segurança alimentar desses grupos, comprometendo a sua reprodução social.
CONCLUSÕES:
As atividades secularmente desempenhadas por esses grupos se vêem ameaçadas ante a possibilidade de expansão do CLA, verificando-se entre esses segmentos um movimento de resistência a novos deslocamentos. Observa-se, nas localidades estudadas, a possibilidade de uma desestruturação social, econômica, ambiental e cultural ante a implantação e a planejada expansão do CLA, afetando negativamente os segmentos que compõe o município, uma vez que obstruí o acesso desses segmentos aos recursos naturais.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Segurança Alimentar; Ecossistemas; Desestruturação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005