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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
A ÁGUA NA IMAGEABILIDADE DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO NPI/UFPA | ||
Teresa Elvina Florenzano Imbiriba 1, 2 (iamvic@uol.com.br), Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1, 2 e Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2 | ||
(1. Núcleo Pedagógico Integrado, Universidade Federal do Pará - UFPA; 2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA) | ||
INTRODUÇÃO:
A concepção da água enquanto um patrimônio natural, social e cultural das sociedades humanas sugere ações que considerem os múltiplos conhecimentos, saberes e experiências dos diversos segmentos sociais, buscando soluções para o uso responsável dos recursos hídricos. A escola, enquanto organização educativa desempenha um papel importante na construção de conhecimentos, hábitos e atitudes direcionados a orientar o pensamento e as ações das pessoas em sua relação com o meio ambiente. Nesse cenário a educação ambiental assume um lugar de destaque no meio ambiente amazônico, pois a patrimônio hídrico presente nessa região, assim como os demais elementos que interagem na dinâmica de seu funcionamento, demandam intervenções que possam garantir a conservação desse patrimônio. Desta forma, conhecer a percepção que as crianças têm da água torna-se elemento importante para a compreensão pedagógica, social e ambiental do significado que elas atribuem aos recursos hídricos na região em que estão inseridas, tendo em vista a formação de um pensamento que desencadeie relações sustentáveis social e ambientalmente. Este estudo teve por objetivo analisar, a partir de desenhos, a imagem que alunos de 4ª série do ensino fundamental têm da água, visando a elaboração de proposta de ação educativa em meio escolar. |
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METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA, em Belém PA, com alunos de 4ª série do Ensino Fundamental na faixa etária de 9 a 11 anos, no mês de março deste ano. Participaram 40 alunos de 2 turmas selecionadas intencionalmente, sendo 20 alunos da turma 402 e 20 alunos da turma 403. Os dados foram coletados durante as aulas de Ciências Naturais, através da atividade Desenhe a imagem que você faz da água, utilizando, para isso, uma folha de papel A4. Os desenhos foram analisados por meio da análise de conteúdo das imagens tendo por critério o tema predominante na paisagem desenhada. Os registros icônicos serviram de fonte de análise e interpretação do significado que o aluno atribui à água. |
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RESULTADOS:
Os dados obtidos mostraram uma predominância de dois tipos de paisagem de representação da água: No tipo 1 (42,5%, n=17) dos alunos representou a água por meio da paisagem marinha. Nesses desenhos a água foi registrada como parte de um ambiente aquático do mar constituído de fauna e flora, onde se destacam também o sol e a nuvem, (elementos bióticos e abióticos). No tipo 2 (35,0%, n=14) dos alunos representou a água como forma de consumo, evidenciando os usos da água. Esse grupo representou a água com ênfase para a higiene pessoal e do ambiente, para as atividades domésticas e como forma de lazer. Outros tipos de paisagem menos recorrentes foram: Rio, praia e cachoeira e ilha (17,5%, n=7), ciclo da água (2,5%, n=1) e imagem da água como elemento de observação e admiração (2,5%, n=1). |
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CONCLUSÕES:
A análise dos resultados deste estudo permitiu identificar vários tipos de representações sobre a água. O 1º tipo apresentou a água associada à natureza, predominantemente, do ecossistema marinho, com presença de componentes, naturais bióticos e abióticos. Quando a figura humana se fazia presente nos desenhos, ela se associava a uma atitude responsável de cuidado, como a preservação e a manutenção da limpeza da água. O segundo tipo mostrou a idéia da água vista como consumo, onde a presença humana estava relacionada ao uso desta nos hábitos cotidianos de higiene, nas tarefas domésticas e no lazer.Os demais desenhos evidenciaram a água em diferentes paisagens da natureza como rio, praia, ilha, ciclo da água. Nas representações analisadas observou-se a ausência de uma paisagem regional (local), com a presença de rios, igarapés e lagos, com vegetação e embarcações características. Percebe-se isso nas representações que mostram a água dos rios e que na composição da paisagem os alunos parecem considerar as informações adquiridas via televisiva em detrimento das que retratam a paisagem local. Este estudo sugere que o tema água seja trabalhado no currículo escolar do ensino fundamental tendo como ponto de partida o local onde os alunos encontram-se inseridos e relacioná-los com outras realidades, possibilitando, assim, uma crescente ampliação do conhecimento, tendo em vista a preservação, conservação e uso responsável dos recursos hídricos disponíveis. |
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Palavras-chave: Recursos Hídricos; Educação Ambiental; Educação Básica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |