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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AS CONCEPÇÕES DE POLÍTICA NO COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES - QUE POLÍTICA É ESTA?!
Gene Maria Vieira Lyra Silva 1 (genelyra@cultura.com.br), Elson Rodrigues Olanda 1, Gabriela Paulino do Nascimento 1 e Jaqueline Rodrigues da Silva 1
(1. Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG - GO.)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa buscou contribuir para a educação política de jovens estudantes. O seu objetivo central foi ampliar a concepção de Política, compreendida como uma referência permanente em todas as dimensões presentes no cotidiano, e fortalecer a capacidade de análise e reflexão dos jovens, por meio de um processo de colaboração pessoal e material. O estudo teve como ambiente de investigação a escola e elegeu como foco de análise a opinião de estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas em Goiânia. Numa perspectiva sócio-histórica e utilizando o método histórico-dialético, a investigação foi conduzida com o propósito de responder às seguintes questões: Os jovens sabem o que é política? Que elementos do cotidiano dos jovens mais têm contribuído para os mesmos pensarem politicamente suas ações? É possível criar espaços escolares que potencializem a abordagem política de temas que fazem parte do cotidiano de jovens estudantes? Os jovens, munidos de fundamentação teórica, podem contribuir para a transformação das relações sociais? A pesquisa pode ser utilizada para a recriação de conceitos político-sociais que, reflexivamente, se enriquecem com a visão crítica dos jovens?
METODOLOGIA:
Foi realizada uma coleta de dados em dois momentos complementares: as análises de produções escritas e materiais artísticos, apresentados em diversas linguagens e perspectivas políticas, realizadas pelo grupo de estudo que foi constituído de dois professores e oito jovens alunos-pesquisadores do CEPAE, e a aplicação de questionários aos estudantes do ensino médio. Foram tomadas, como referencial teórico, algumas categorias da concepção histórico-social tais como política, poder, ideologia, movimento social, alienação e cidadania, explicitadas por Platão, Aristóteles, Marx, Gramsci e outros autores, com o objetivo de abordar a formação política como um processo educativo de novas práticas sociais, que podem viabilizar a formação do jovem como agente político capaz de intervir nessas transformações. Além disso, objetivou-se proporcionar na escola um espaço de ação da juventude no processo de transformação social. Fundamentadas, então, nessas teorias, as temáticas extraídas do material levantado e dirigidas à formação do estudante, bem como as informações provenientes das falas dos sujeitos, foram analisadas e interpretadas.
RESULTADOS:
Foram realizadas, em grupo, análises de 06 filmes, 04 propagandas de televisão, 08 músicas, 10 textos de revistas e jornais. O critério de escolha desse material foi o teor político e o direcionamento da linguagem para os jovens. A partir dessas análises, foram elaborados 06 textos, de autoria dos membros do grupo de estudo. Houve a aplicação de 124 questionários para alunos do ensino médio de 08 escolas públicas e privadas de Goiânia. Foram escolhidas escolas do centro e da periferia da cidade e alunos dos turnos diurno e noturno. Também foram obtidas, de 04 entrevistas realizadas, as opiniões e experiências de jovens estudantes que participam de entidades políticas organizadas.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões: 1) O conceito de política para os jovens estudantes apresenta-se de forma confusa e difusa, porém, existe entre eles a consciência da importância de se posicionarem politicamente em seu cotidiano; 2) A consciência da importância desse posicionamento político não impulsiona os jovens a práticas políticas efetivas; 3) A prática política dos jovens estudantes, organizados politicamente ou não, é influenciada pelos meios de informação, nos quais eles procuram a fundamentação teórica necessária para refletirem sobre o seu cotidiano; 4) A televisão foi apontada como o principal meio de informação do cotidiano dos jovens, enquanto a internet ficou em segundo lugar, e o livro ocupou o último lugar dos oito meios apresentados, ou seja, a informação imediata se sobressai como instrumento de formação; 5) O grupo de estudo, sistematizado semanalmente, estabeleceu-se como espaço escolar de discussão. Os textos produzidos pelo grupo e divulgados em outras escolas podem servir para estimular a construção de mais espaços escolares para a discussão política, em seu sentido amplo.
Para finalizar, considerou-se que o processo de realização da pesquisa contribuiu para que os alunos-pesquisadores do Cepae/UFG ampliassem a visão crítica do seu cotidiano e refletissem sobre ações político-sociais que interferem nas transformações necessárias à sociedade.
Palavras-chave:  Jovens estudantes; Política; Cotidiano.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005