IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
Desenvolvimento de uma curva para determinação rápida da concentração espermática em caprinos (Capra hircus)
Rodrigo Tenório Padilha 1 (rodrigopadilhavet@yahoo.com.br), Deborah de Melo Magalães 2, Suely Renata Gaya Avelar 2, Artêmis Cíntia Mosânio de Melo Duarte 2, João Davi Araujo da Silva 2, Maria Luciana Lira de Andrade 2, Alexsandra Fernandes Pereira 2, Ney Rômulo de Oliveira Paula 2, Dárcio Ítalo Alves Teixeira 2 e Vicente José de Figueiredo Freitas 2
(1. Faculdade de Veterinária, Centro de estudos Superiores de Maceió - CESMAC; 2. Faculdade de Veterinária, Universidade estadual do Ceará, UECE)
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento da caprinocultura é de grande importância para o Nordeste brasileiro, pois se apresenta como uma alternativa para a produção de leite, carne e pele, e também como uma atividade pecuária que auxilia na permanência do homem no campo. Visando o aumento da produtividade, o uso de biotécnicas aplicadas à reprodução funciona como uma importante ferramenta para uma maior utilização do potencial genético da espécie. Dentre as técnicas utilizadas estão a sincronização do estro e da ovulação, a múltipla ovulação e transferência de embriões (MOTE), a inseminação artificial (IA) e, mais recentemente, a produção in vitro de embriões (PIV). Para esta última, a verificação rápida e precisa da concentração espermática pode auxiliar a técnica, pois facilita os procedimentos realizados durante a fecundação in vitro. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma curva de determinação da concentração espermática no sêmen caprino, através da correlação com a absorbância verificada em fotocolorímetro.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução da Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza – CE), no período de fevereiro a março de 2005. Foram utilizados três bodes da raça Saanen com idade variando entre 1 e 2 anos e peso médio (± e.p) 46,7 ± 1,63 Kg no início do estudo. Estes animais eram mantidos em sistema intensivo, sendo alimentados com feno de capim Tifton 85 (Cynodon sp) e suplementados com um concentrado comercial com 18% de proteína bruta. Água e sal mineral eram fornecidos à vontade. Cada bode teve o sêmen colhido duas vezes por semana, perfazendo um total de 37 ejaculados. O sêmen foi colhido em vagina artificial e com o auxílio de uma fêmea estrogenizada. Cada ejaculado, após verificado o volume no tubo de colheita, era levado ao laboratório e retiradas duas alíquotas de 20 l, sendo cada uma diluída em 8 mL de solução salina formolizada a 1%. A primeira alíquota foi levada ao banho maria (38oC) para após ser distribuída em cubetas e em seguida levadas para leitura em um fotocolorímetro (Micro-Reader I, IMV, L’Aigle, França), visando o registro da absorbância das amostras. A segunda alíquota foi levada a câmara de Neubauer para determinação da concentração espermática pelo uso do método clássico. O coeficiente de relação foi determinado por regressão linear simples.
RESULTADOS:
Foram obtidos valores máximos e mínimos, para concentração espermática (Bilhões de espermatozóides/mL) e absorbância, de 5,018 e 0,29, assim como, 1,428 e 0,085, respectivamente. A média (± e.p) para o volume (mL) e a concentração espermática foram de 1,07 ± 0,25 e 3,386 ± 0,831, perfazendo um número total de espermatozóides por ejaculado de 3,596 ± 1,137. O coeficiente de correlação entre a concentração espermática e a absorbância foi de 0,80 (p < 0,01), enquanto que a equação obtida para a regressão foi y = 0,0524x + 0,0183.
CONCLUSÕES:
Através dos dados obtidos neste experimento pode-se concluir que a determinação da concentração espermática através de método fotocolorimétrico mostrou-se ser rápida, de fácil execução e precisa quando comparada ao método tradicional.
Palavras-chave:  Caprino; Concentração Espermática; Fecundação in Vitro.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005