|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA EMPRESA: CURRICULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA | ||
Antonio Pereira 1 (antonyo@click21.com.br) | ||
(1. Depto. de Educação, Campus XV, Universidade do Estado da Bahia - UNEB) | ||
INTRODUÇÃO:
Este texto relata os resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, sobre a Licenciatura em Pedagogia na Empresa, realizado na Universidade do Estado da Bahia. O objetivo geral desse estudo foi à compreensão do currículo e das práticas pedagógicas que formam o educador para o espaço da empresa. Os objetivos específicos foram descrever e analisar esse curso através do currículo, das práticas pedagógicas e do significado que os sujeitos (professores e alunos) dão a essa pedagogia. Desvelar aspectos dessa licenciatura é colocar os objetivos da pedagogia na empresa que, dentre outros, é a de desenvolver o ensino-aprendizagem da cultura organizacional de forma a permitir melhoria da produtividade; portanto, é uma pedagogia que está aliada aos interesses do capital na consumação da adaptabilidade constante do trabalhador às novas formas de produção e de relações de produção ao potencializar o trabalho manual e intelectual com vistas a incrementar a mais-valia no processo produtivo. Sendo que o curso de Pedagogia na Empresa de alguma forma vai legitimar essa concepção de educação que tem por base a produção capitalista se constituindo como uma licenciatura que atende aos interesses do empresariado ao formar educadores que irão institucionalizar, implementar e legitimar a pedagogia do capital. Portanto, é mister conhecer o currículo e as práticas pedagógicas desse curso para que tenhamos uma compreensão melhor da pedagogia na empresa. |
||
METODOLOGIA:
Utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso porque melhor responde aos objetivos dessa investigação em termos de aplicação de várias técnicas como a observação, a entrevista e o questionário. É um método que procura captar a essência de um fenômeno específico de forma plural e contextualizada. O campo de investigação foi a Universidade do Estado da Bahia, Campus XV localizado na Cidade de Valença-Bahia. Esse campus é formado pelo Departamento de Educação, que possui os cursos de Pedagogia na Empresa, Direito, Turismo e Engenharia de Pesca (com previsão de funcionamento para 2007) e está localizado em uma área geográfica chamada de Costa do Dendê pela produção agrícola do Azeite de Dendê, além de ser a principal porta de entrada para as praias turísticas de Guaimbim e de Morro de São Paulo. Como amostra, tivemos 62 informantes: 40 estudantes cursando o último semestre (os formando de 2003) e 22 professores do Departamento. Aplicou-se o questionário (questões abertas/fechadas) para o grupo de estudante e a entrevista (semi-estruturada) para os professores. Tais informações foram tratadas pela análise de conteúdo de L. Bardin. Os aportes teóricos dessa investigação foram os de Trabalho e Educação, Currículo e Didática (práticas pedagógicas: metodologia, avaliação, estágio). |
||
RESULTADOS:
Quanto ao currículo, constatou-se que é disciplinar com pré-requisitos para as áreas da escola e empresa sendo que das 42 disciplinas de formação geral e pedagógica apenas 08 estão voltadas especificamente para a empresa, são elas: Trabalho e Educação, Economia e Educação, Políticas de Recursos Humanos I e II, Dinâmicas das Organizações, Pedagogia na Empresa, Psicologia das Relações Humanas na Escola e na Empresa e Ética Profissional. Existe o planejamento semestral de ensino a partir das duas áreas de conhecimento (escola e empresa). Nas aulas, os professores utilizam variadas metodologias de ensino como aula expositiva, seminários, debates, simpósios, dentre outras. E nas disciplinas voltadas para a empresa utiliza muito o estudo do meio empresarial. As avaliações são quantitativas e qualitativas, sendo a prova e a resenha de textos as verificações mais utilizadas. O estágio na empresa é baseado na pesquisa e intervenção em que os estudantes fazem um diagnóstico da cultura e aprendizagem da empresa conveniada, de forma a perceber as suas necessidades educativas para então ministrar mini-cursos ou outras atividades (palestras, oficinas). Quanto ao significado desse curso, 98% dos estudantes responderam ser importante porque forma para a empresa e é uma profissão promissora. Já os professores (88%) responderam ser um curso que, embora tenha a empresa como lócus de saber, não deveria existir porque legitima o capital ao formar um grupo seleto de pedagogos preocupados com a educação empresarial. |
||
CONCLUSÕES:
Embora seja uma licenciatura que não consiga dar uma formação articulada com o mundo do trabalho, da empresa e da escola e não tenha uma definição clara do que seja a pedagogia na empresa e nem a função do pedagogo(a) nesse espaço, decerto que é um curso importante porque, mesmo indiretamente, traz para a ciência Pedagogia a prática educativa da empresa que precisa ser analisada e refletida epistemologicamente. Os problemas pedagógicos do curso precisam ser sanados a partir da crítica posta pelos estudantes, como por exemplo, valorização do saber pedagógico escolar em detrimento do empresarial, conteúdos desarticulados do mundo do trabalho e da empresa, poucas disciplinas voltadas para a empresa, formação dos professores desassociada da pedagogia empresarial, estágio enquanto produto e não enquanto processo e desarticulado com os saberes da Pedagogia geral e empresarial, dentre outras questões. Enfim, o curso pretende formar o educador para trabalhar com a cultura e aprendizagem organizacional, mas percebe-se um certo reducionismo nessa formação e uma certa crise na construção dessa identidade que se confunde com a do administrador de empresa e do psicólogo empresarial. Mas, decerto que a de docência e gestão da educação empresarial atuando criticamente, na cultura e aprendizagem organizacional por ser a empresa um espaço onde as pessoas aprendem, se socializam e adquirem referências objetivas e subjetivas para as suas vidas social e produtiva. |
||
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Pedagogia na Empresa; Curriculo; Prática Pedagógica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |