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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada | ||
LEITOR CRIADOR LEITURA CIRCULANTE | ||
ANGELA MARIA DA COSTA E SILVA COUTINHO 1 (Profa. Dra. / angelac@cefeteq.br) e SUELY PESSANHA ALMEIDA 1 | ||
(1. CEFET DE QUÍMICA DE NILÓPOLIS /RJ) | ||
INTRODUÇÃO:
A Teoria da Recepção aborda o fato literário numa dimensão que considera o seu caráter estético e sua função social: “a dimensão da sua recepção e os efeitos que ela ocasiona” (JAUSS,1967). Dessa forma entende-se que a experiência estética, nesse caso, a que se estabelece com o texto literário, se distingue da experiência teórica, porque implica uma atividade do conhecimento distinta do conhecimento conceitual. A experiência estética não é regulada por conceitos, por isso ela se torna mais apta tanto a abrigar pré-noções quanto a permitir a visualização ou realização de experiências novas (COSTA LIMA,1979). Portanto, por meio da Estética da Recepção e da leitura comparativa, é possível refletir sobre o diálogo entre a arte literária e a ciência. Os objetos dessa conversação são as experiências de Galileu Galilei relatadas em A MENSAGEM DAS ESTRELAS lidas por Bertold Brecht e reorganizadas, em arquitetura dramatúrgica, na peça “VIDA DE GALILEU” e os engenhos das viagens de Júlio Verne, fábulas feitas de signos verbais, como A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS que inspiraram a elaboração de construções fabulosas da ciência. Objetiva-se, assim, ler e discutir o trajeto (de mão dupla) da elaboração das textualizações conceitual e artística com base no entendimento que “o mundo da ficção e o mundo real se coordenam reciprocamente: o mundo se mostra como horizonte da ficção, a ficção, como horizonte do mundo” (STIERLE,1979). |
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METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido no CEFET de Química de Nilópolis – RJ, na Unidade Nilópolis, em 1996. Faz parte de uma pesquisa interdisciplinar, com abordagem qualitativa, apoiada nos princípios da leitura; nos fundamentos da arte teatral; nas orientações das Teorias literária, da recepção, da informação e da comunicação; nas categorias da Semiótica de Charles Sanders Pierce, além da orientação de professores de Física e de Matemática para o entendimento dos textos de história da ciência. Juntamente com a professora de Literatura, um grupo de alunos fez a leitura dos textos, recolheu material apropriado para uma encenação, e organizou um novo texto, estruturado em atos, que foi lido cenicamente em um evento destinado à pesquisa e divulgação da ciência, na mesma instituição. |
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RESULTADOS:
Os resultados do trabalho se configuraram, em curto prazo, no aprimoramento por parte dos alunos da habilidade de leitura de textos expressivos e referenciais e na melhoria da competência para a construção de textos escritos nos diferentes gêneros. Em médio prazo, foi verificado o interesse dos alunos e de outros professores pela conversação entre a ciência e a arte, sentimento que propiciou outros trabalhos interdisciplinares nessa linha. Como resultado de longo prazo, no presente, a instituição possui um curso superior de Tecnologia em Produção Cultural, desde 2003.que tem como áreas de conhecimento as artes, a ciência e o esporte. Além disso, no curso de Especialização em ensino de ciências, que se inicia neste ano de 2005, constam as disciplinas Comunicação em ciência e Metodologia da pesquisa com enfoque na leitura e no discurso, e desenvolvida, a primeira, com o suporte da Lingüística, da Teoria da linguagem, da Teoria da Informação, da Teoria da Comunicação, da Semiótica e das artes literária e cênica. A segunda tem como consistência as pesquisas atuais da Análise do discurso e das metodologias científicas. |
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CONCLUSÕES:
A partir de uma teoria cujo ponto de vista são as formas de apropriação da literatura por seus leitores e de sua aplicação no estudo comparativo de textos referenciais, conceituais, pragmáticos e de textos expressivos, literários, ficcionais, constata-se a eficácia da leitura tanto no que diz respeito a habilidades e competências desenvolvidas pelos sujeitos envolvidos , como na ampliação de conceitos relacionados à educação e à formação de profissionais de diferentes áreas de conhecimento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BERCHT, Bertold. “Vida de Galileu”. In: < i > Teatro completo < /i >. 2ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. v.6 JAUSS, Hans Robert. < i > A história da literatura como provocação à Teoria literária . Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo, Ática, 1994. LIMA, Luiz Costa. (Org.) A literatura e o leitor – Textos da Estética da Recepção . Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. PIERCE, Charles Sanders. Semiótica . 3 ed.Tradução: José Teixeira Coelho Neto. São Paulo, Perspectiva, 2000. VERNE, Julio. < i > A volta ao mundo em oitenta dias . Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo, Ática, 1996. STIERLE, Karlheinz. “Que significa a recepção dos textos ficcionais?” Tradução: KRIEGER, Heidrun, LIMA, Luiz Costa e NAUMANN, Peter. In: LIMA, Costa. (Org.) A literatura e o leitor – Textos da estética da Recepção . Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. |
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Palavras-chave: Leitura e Estética da Recepção; Texto literário e texto científico; Habilidades de leitura e escrita. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |