IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO NUMÉRICA
Adolfo Fernandes Herbster 1 (afernandes@dee.ufcg.edu.br) e Núbia Silva Dantas Brito 1
(1. Depto. de Engenharia Elétrica, Univ. Federal de Campina Grande - UFCG)
INTRODUÇÃO:
A disciplina de Cálculo Numérico é uma disciplina fundamental para os cursos de Engenharia, visto que ela introduz os fundamentos de Métodos Numéricos e aplica os conhecimentos de programação adquiridos durante o curso, na implementação computacional desses métodos. Em nossa instituição, essa disciplina vem sendo ministrada dando-se ênfase apenas aos aspectos teóricos e computacionais, sem relacioná-la com as especificidades de cada Engenharia. Diante desse fato, resolveu-se produzir um conjunto de ferramentas (texto didático com exemplos relacionados à Engenharia Elétrica, sítio e software de apoio) para dar suporte à disciplina de Cálculo Numérico. O software de apoio foi denominado de LabCoN (Laboratório de Computação Numérica). Ele possui todos os métodos ministrados na disciplina de Cálculo Numérico, foi desenvolvido no ambiente MatLab® e apresenta interface amigável. Ao final, o software será utilizado pelos alunos tanto como ferramenta para análise do desempenho dos métodos, como ferramenta de validação das rotinas implementadas.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada para execução do Projeto seguiu as etapas apresentadas a seguir: Primeira etapa: realização da pesquisa bibliográfica relacionada aos métodos ministrados na disciplina de Cálculo Numérico e confecção de texto didático, para auxiliar o professor na preparação das aulas. Segunda etapa: implementação das rotinas, construção do software LabCoN e de um sítio, no qual estão disponíveis informações relacionadas com a disciplina como: comunicados do professor, bibliografias, download das notas de aula e do software LabCoN, etc.Terceira etapa: elaboração de exemplos do uso de Cálculo Numérico em Engenharia Elétrica. O Projeto foi desenvolvido nas dependências do Grupo de Sistemas Elétricos do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Foram utilizados os softwares Microsoft Word® 2000, MatLab® 6.0, Win2PDF e Macromedia Dreamweaver 2004 MX.
RESULTADOS:
No instante atual do Projeto, já foram concluídas as etapas 1 e 2. A etapa 3 está em fase de conclusão. O texto de apoio já está sendo utilizado tanto pelo professor quanto pelos alunos. A receptividade tem sido muito boa, visto que o texto supre de certa forma, a carência de livros de nossa biblioteca. Em relação ao software, ele está sendo disponibilizado apenas para teste. Terminada a fase de validação do software, ele será então, disponibilizado para os alunos.
CONCLUSÕES:
O desenvolvimento do Projeto deu às pessoas envolvidas, uma visão macro da disciplina Cálculo Numérico. A pesquisa bibliográfica realizada possibilitou uma avaliação das diversas formas de apresentação dos métodos. A implementação das rotinas evidenciou as nuances de cada método. De um modo geral, espera-se que a introdução dessas ferramentas resulte em aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos e, portanto, que em melhorias no aprendizado.
Palavras-chave:  Ensino na Engenharia; Métodos Numéricos; Softwares de Ensino.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005