IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
A IMAGEM DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UECE PERANTE SEU PÚBLICO ACADÊMICO E EMPRESARIAL
Fabrício Augusto de Freitas Melo 1 (fabricioaugustofm@yahoo.com.br), Miguel Pinheiro Neto 1 e João Adamor Dias Neves 1
(1. Depto. de Ciências Sociais Aplicadas, Fac. de Administração - UECE)
INTRODUÇÃO:
O Trabalho apresenta uma análise e avaliação da atual imagem do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará - UECE, tomando-se por base o seu público acadêmico e empresarial, a fim de concluir se esta universidade ainda possui o curso mais eficaz na categoria no Estado do Ceará. O curso de Administração da UECE é um dos mais antigos do Brasil nessa área, possuindo tradição junto ao mercado. Por vários anos, conseguiu conceitos A e B, nas avaliações dos provões do Ministério da Educação (MEC), tendo no ano 2000 um de seus alunos conseguido a primeira colocação em todo o país, esses dados confirmam a excelência do curso na formação de seus alunos. O quadro apresentado no Estado apresenta a existência de inúmeros cursos de administração surgidos indiscriminadamente nos últimos anos. Embora esse aumento tenha propiciado que um maior número de pessoas tenha acesso ao ensino superior, tal processo não prima pela excelência na qualidade, lançando muitas vezes profissionais despreparados no mercado. Para Britt (1981) os consumidores compram marcas ou serviços não somente pelos seus atributos e funções, mas também devido aos significados ligados a sua imagem que deve ser mantida e melhorada. Em função de tais exigências, torna-se necessário avaliar como o corpo discente e as empresas do Estado vêem o curso de Administração da UECE, acredita-se ser de muita relevância, dentro do cenário apresentado, a conquista e preservação da boa imagem desse curso junto ao público-alvo.
METODOLOGIA:
A pesquisa de natureza quantitativa se classifica como um estudo do tipo descritivo, pois visa a levantar a percepção dos estudantes e dos empresários do Estado sobre o curso de Administração da UECE seus pontos positivos e negativos, tais como estrutura física, conteúdo, grade curricular, preparação para o mercado, etc. O presente estudo considerou como população da pesquisa o conjunto de alunos matriculados nos dois turnos (manhã e noite), conforme dados da coordenação do curso e empresários que atuam dentro do Estado do Ceará. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa abraçou uma amostra, selecionada de forma aleatória, que foi divida em 150 alunos e 50 empresários, perfazendo um total de 200 indivíduos. Adotou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado dividido em dois blocos: um com informações sobre como os estudantes avaliam o curso e outro com informações sobre como os empresários percebem a imagem do referido curso bem como sobre qual a importância da universidade no desempenho futuro do profissional. Para os estudantes os questionários foram aplicados dentro do espaço da universidade nos intervalos entre as aulas, enquanto que para os empresários foram aplicados em seus locais de trabalho. Assim sendo, foram respondidos 200 questionários, todos considerados válidos para a pesquisa, e através de estatísticas descritivas foi procedida, de maneira quantitativa, sua análise cujos resultados são apresentados em tabelas e gráficos.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos são apresentados através de tabelas e gráficos, sendo de fácil leitura e entendimento. Ao todo são quatorze tabelas, que apresentam os resultados alcançados com os questionários junto aos estudantes e com os realizados junto aos profissionais. São mostradas também as médias relativas com seus referidos gráficos. Os resultados alcançados demonstram que tanto o público empresarial (57%) quanto o público acadêmico (81%) consideram o curso como o mais eficaz do Estado do Ceará, muito embora apontem fortes necessidades de melhoria em infra-estrutura e grade curricular. Quanto à visão do corpo discente 67% situam a infra-estrutura da universidade como insatisfatória ou ruim; 87 % consideram os professores como bom ou regular; a Biblioteca está foi avaliada por 82% dos entrevistados como péssima ou ruim. Pela média relativa podemos perceber que as únicas variáveis que obtiveram classificação acima de regular foram “professores”, “grade curricular” e “nível de cobrança dos professores”, não chegando nenhum dos três ao patamar ótimo. Já na visão dos empresários, onde 83% foram de organizações privadas, 81% consideram o curso de Administração da UECE como o mais eficaz do Estado; foi constatado ainda que os profissionais acreditam que a faculdade tem papel preponderante para o futuro profissional, ou seja, a má faculdade dificilmente formará um profissional de destaque.
CONCLUSÕES:
No que diz respeito ao objetivo principal desse estudo, isto é, verificar a imagem do curso perante os estudantes de graduação em Administração de Empresas da UECE e dos empresários, pode-se concluir, a partir dos resultados apresentados, que o nível de satisfação geral do corpo discente é mediano e que os empresários a consideram a melhor do Estado, vale ressaltar o crescimento do curso de Administração da UNIFOR. No tocante aos objetivos específicos, foi constatado que os alunos estão insatisfeitos com a estrutura física, principalmente com a biblioteca que teve o mais baixo conceito. Percebemos também que falta um maior apoio aos professores, a atualização da grade curricular e um maior nível de cobrança. Por fim, recomenda-se a realização de novos estudos, com uma maior profundidade de forma a detectar outros aspectos não contemplados com a realização desse estudo, a fim de que se possa identificar outros detalhes, com o intuito de aprofundar e melhor compreender como é vista a imagem do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará - UECE perante seu público acadêmico e os empresários, englobando dessa vez a opinião de professores e servidores da referida instituição, bem como um estudo semelhante a ser realizado comparativamente entre as principais faculdades do Estado.
Palavras-chave:  Imagem; Conceito; Marketing.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005