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D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional | ||
CONHECIMENTO SOBRE POSTURA SENTADA: TESTE DE TRÊS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EM ESCOLARES | ||
Rosangela Monteiro dos Santos 1 (romonteirofisio@yahoo.com.br), Ariane Cecília Napolitano Amôr 1, Alberto De Vitta 1 e Carlos Roberto Padovani 2 | ||
(1. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade do Sagrado Coração; 2. Departamento de bioestatística, Universidade Estadual Paulista) | ||
INTRODUÇÃO:
No Brasil, os escolares terão que utilizar a postura sentada por, no mínimo, oito anos, além de realizarem atividades sedentárias nessa postura em seu dia-a-dia. Tal postura gera alterações nas estruturas músculo-esqueléticas da coluna lombar, reduz a circulação de retorno dos membros inferiores e promove desconfortos no pescoço e membros superiores. As maneiras de diminuir essas alterações são o planejamento do ambiente físico de trabalho, das tarefas e os programas educacionais. A relevância de estudos sobre educação e saúde em escolares está em conformidade com os Parâmetros Nacionais em Ação de Saúde, que propõem que haja uma relação integradora entre as duas áreas, de maneira a desenvolver ações para a prevenção de doenças. Para a Fisioterapia é relevante na medida que ao implementar um trabalho educativo, o fisioterapeuta terá como finalidade à prevenção em si, ampliando os objetivos da profissão a um universo muito superior aos da atividade de reabilitar. Dessa forma, a partir de estudantes da 4ª série do 1º grau de uma escola particular da cidade de Bauru, considerando dois momentos de avaliação, o objetivo do presente trabalho foi: verificar as mudanças de conhecimentos teóricos relativos à postura sentada a partir de três programas de educação (aula expositiva, aula expositiva associada ao reforço ministrado pelo professor treinado, aula expositiva associado ao reforço ministrado pelo professor treinado e oficina de educação para saúde). |
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METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo quase-experimental, com 68 alunos, de ambos os sexos, de três 4ª séries do 1º grau de uma escola particular, da cidade de Bauru. Para consecução do objetivo proposto foram avaliados os conhecimentos prévios dos escolares acerca do assunto em três grupos de estudo: o primeiro (G1) com 22 alunos, foi aplicado um programa de educação por meio de aulas expositivas dialógicas; o segundo (G2) 22 alunos receberam o programa de educação por meio de aulas expositivas dialógicas e o reforço ministrado pelo professor treinado e o terceiro (G3) 24 alunos receberam o programa de educação por meio de aulas expositivas dialógicas associado ao reforço ministrado pelo professor treinado e oficina de educação para saúde. Após a intervenção foi realizada a reavaliação dos conhecimentos dos alunos. Os materiais e os equipamentos utilizados foram: um retroprojetor, transparências, modelos anatômicos, jogos e painéis. Para análise dos resultados de acertos no teste teórico foi utilizando a técnica da análise de variância não-paramétrica (Kruskal-Wallis). Quanto à comparação dos programas de educação a partir das respostas dos testes antes e depois da intervenção foi aplicado o teste de homogeneidade de Goodman. |
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RESULTADOS:
Observou-se que: 1) Na comparação dos respectivos momentos de avaliação, dentro de cada grupo, verificou-se que o todos os grupos apresentaram resultados estatisticamente significantes, obtendo melhora de suas medidas do momento 1 para os momentos 2. O G1 obteve no momento 1 (Md= 8) e no 2 (Md= 6), o G2 no momento 1 (Md= 8) e no 2 (Md= 5) e o G3 no momento 1 (Md= 8) e no 2 (Md= 4); 2) Na comparação entre grupos, pode-se observar que no momento anterior ao programa de intervenção os três grupos não apresentaram diferença estatisticamente significante (p>0,05); 3) Após o programa de intervenção nota-se que os três grupos apresentaram resultados estatisticamente significativos (p<0,05), no entanto, o G3 apresentou menor freqüência de erros (Md= 4) em relação ao G2 (Md=5) e G1 (Md= 6). |
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CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que o grupo com aulas expositivas dialógicas associado ao reforço ministrado pelo professor treinado e oficinas de educação obteve um aumento significativo nos conhecimentos teóricos em relação ao grupo com aulas expositivas e ao grupo com aulas expositivas e o reforço ministrado pelo professor treinado. Considerando esses dados, pode-se afirmar que programas de educação que propiciem a vivência, a reflexão e a sistematização dos conteúdos tecnológicos e científicos, aumentam as chances dos escolares de incorporar os conteúdos relacionados à postura sentada, tornando-as significativos. |
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Instituição de fomento: FAPESP | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Postura sentada; Programa educacional; escolares. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |